10 POR UM. A luta por uma das 21 vagas à Câmara

Sete alianças e um partido concorrendo isoladamente. Oito grupos, alinhados, sempre, a uma candidatura majoritária. No total, 216 nomes, praticamente o dobro dos 112 que concorreram há quatro anos. Eles buscam, agora, as 21 cadeiras disponíveis – contra as 14 de 2008.
10 por um. É a relação candidato/vaga. Se fosse um vestibular. Mas não é. Há, no mínimo, uma fantástica diferença. Embora o voto possa ser dado individualmente, ele, sozinho, nada garante. Se a aliança não atingir o chamado quociente eleitoral: determinado pela divisão entre o número de votos válidos (todos, exceto nulos, brancos e abstenção) e a quantidade de cadeiras. Imaginando-se, é a aposta do editor, que sejam em torno de 7,2 mil (150 mil/21), nenhum partido ou coligação terá eleitos se não fizer esse número mínimo.
Esse é um exercício necessário, pois é praticamente inevitável que algum candidato derrotado obtenha mais votos que outro vitorioso. Então, confira as alianças formadas para a disputa pela Câmara de Vereadores:
PSTU/PCB
PSOL
Frente Trabalhista, Socialista e Cristã (PTB, PSB, PTC, PSL/PC do B)
União por Santa Maria (DEM/PDT/PPS)
Para Santa Maria Avançar (PSDB/PSD/PRP)
PP/PRB
Para cuidar bem de Santa Maria (PT/PPL/PSDC)
PMDB/PR/PSC/PV
EM TEMPO: na sua edição da última quarta-feira, o Diário de Santa Maria publicou REPORTAGEM em que, entre outras informações, trouxe a relação completa, em ordem alfabética, dos candidatos à vereança. São os seis arquivos que reproduzo abaixo. Confira:
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.