Eleições 2012PartidosPolítica

NO PAÍS. Um trio de partidos mantém o controle em pequenas comunas. Há uma exceção, no Rio Grande

Embora tenha reduzido sua presença, o Partido Progressista ainda é a agremiação com o maior número de prefeituras no Rio Grande do Sul, como registra REPORTAGEM da versão online de Zero Hora. Passou de 146 para 136. E a quase totalidade das vitórias do PP se deu em pequenos municípios, onde ainda é forte no interior.

Aqui mesmo, no território gaúcho, porém, se verifica o que há de normal computado o País inteiro. Isto é, o PMDB também tem expressivo número de prefeituras nas pequenas comunas, com 132 vitórias – menos, alias, que as 142 de quarto anos atrás. Computados os resultados nacionais, no entanto, o peemedebismo mantém –se em primeiro lugar. Mas tem a companhia, não muito longe, do PT e do PSDB, como mostra material produzido pela Agência Brasil, com base em dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral. A reportagem é de Marcos Chagas. A seguir:

PMDB, PT e PSDB mantêm domínio político em municípios de pequeno e médio porte

Nas pequenas cidades, em que o número de eleitores varia entre 10 mil e 50 mil, o domínio político do PMDB, PT e PSDB é evidente: todos com mais de 10% das prefeituras sob controle. O PMDB foi o mais votado e elegeu 320 (15,1%) prefeitos de pequenos municípios, seguido pelo PT, com 274 (12,9%), e o PSDB, com 238 (11,2%).

O quarto e o quinto partidos que mais elegeram prefeitos neste tipo de cidade foram o PSD e o PSB. O PSD administrará 200 (9,4%) pequenos municípios e o PSB, 190 (9%).

Segundo os números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando os dados refletem a realidade eleitoral dos médios municípios – de 50 mil a 199 mil votantes – a novidade é a inclusão do PDT entre os cinco mais votados. Nestes municípios, o PMDB, o PT e o PSDB foram também os mais votados e fizeram maior número de prefeituras – cada um com percentuais acima de 10%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo