O Conde Ciano: sombra de Mussolini – por Carlos Costabeber
A 2ª Guerra Mundial é um tema que me fascina! Só que na maioria das publicações que envolvem os países do chamado “Eixo”, a Alemanha domina todos os cenários. Por isso fiquei feliz em encontrar um lançamento que há muito esperava: a biografia do homem que foi o segundo na hierarquia fascista e genro do Benito Mussolini: o Conde Galeazzo Ciano.
A obra do pesquisador Ray Moseley (Editora Globo) é uma preciosidade, pois se baseia nos DIÁRIOS escritos por Ciano, e que foram contrabandeados para a Suiça por sua mulher Edda – antes do final da guerra.
Nomeado pelo “Duce” como Ministro de Relações Exteriores da Itália, era, aos 33 anos, o mais jovem entre todos os ministros da época.
No cargo, mostrou-se irresponsável e vaidoso; mulherengo e falastrão. E a prova foi o desastrado envolvimento da Itália na invasão da Albânia e da Grécia – onde o exército italiano teve de ser socorrido pela Wermacht alemã.
Enquanto a Alemanha de Hitler se armava fortemente para a guerra, as forças italianas eram mal equipadas, e desprovidas de armamentos adequados. Era bem o retrato de um país pobre (na época), mas que tinha um líder ambicioso, e que já invadira a Etiópia em 1935 para atender seus anseios expansionistas.
Em razão disso, os alemães nutriam um claro desprezo pelos italianos; e só aceitavam o “Duce”, pela necessidade estratégica em ter um aliado contra a Inglaterra e França.
O famoso “Tratado de Aço”, assinado entre Ciano e o ministro alemão Ribbentrop, mostra bem isso, pois os italianos assinaram um texto draconiano que mal conseguiram ler.
Aliás, é importantíssimo esse livro, pois transcreve a opinião que Ciano tinha dos aliados alemães, notadamente Hitler, Ribbentrop, Goering, Himmler e Goebels.
Essa relação pouco amistosa com os nazistas o transformaram em critico contumás, e que acabou prejudicando-o de maneira fatal.
Ciano acabou condenado e fuzilado pelos antigos companheiros fascistas, e sem receber a indulgência do sogro (Mussolini).
O livro é fascinante, pois narra a história dessa que foi uma figura central do fascismo, e da aliança com a Alemanha nazista: o Conde Ciano.
Imperdível !
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.