LUNETA ELETRÔNICA. Assembleia e quórum, PSB, Câmara, Ato Médico, edis/SAMU, Veríssimo, Tertúlia…
* A questão é: haverá quórum para votação da PEC que impõe ao Governo do Estado a aplicação orçamentária dos recursos da Consulta Popular?
* É pouco provável. No entanto, a proposta é uma das 33 MATÉRIAS aptas à apreciação dos deputados, na Assembleia Legislativa, esta semana.
* De todo modo, antes de tudo serão votados dois projetos do Palácio Piratini que, tramitando em regime de urgência, já trancam a pauta do parlamento gaúcho.
* A definição disso tudo (inclusive o que mais poderá ser apreciado) sai da reunião do final da manhã, entre os líderes partidários e a direção da Assembleia.
* Enquanto isso, na comuna, em mais uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores, a tendência é de haver discussão, se houver, apenas na tribuna. E não nos projetos.
* Afinal, eles são escassíssimos, a depender da Ordem do Dia disponível no Boletim Legislativo 069/2012, divulgado na tarde passada.
* Até mesmo os indefectíveis requerimentos dos edis, solicitando serviços aos diversos órgãos públicos estão reduzindo. São apenas 22, nesta terça.
* No que toca a parlamento, talvez possa se encontrar mais emoção em Brasília, no Senado e na Câmara dos Deputados. Pelo menos dois fatos contribuem para isso.
* Entre os senadores, onde tramita (depois de ter passado pela Câmara) há 10 anos, o projeto que trata do chamado Ato Médico estará em debate.
* O palco da discussão que divide os médicos e os outros profissionais da área da saúde (que alegam terão suas atividades restringidas) é a Comissão de Educação. Plenário? Bem, isso ainda vai demorar um eito.
* Já os deputados prometem há quase um mês votar o chamado “Marco Civil” da internet. E também o fim do fator previdenciário. Votar, não se sabe. Mas discutir, com certeza.
* No final de semana, dirigentes locais do PSB participaram, em Porto Alegre, do “Encontro Estadual Boas Gestões”, promovido pela direção estadual da sigla.
* O encontro, que aconteceu na Câmara da capital, reuniu os prefeitos (18), vices (30) e vereadores (205) eleitos pelo PSB em outubro.
* Conforme relato da assessoria da edil Helen Cabral (PT), ela e seus colegas da Comissão de Políticas Públicas, Admar Pozzobom e Sérgio Cechin, estiveram em Porto Alegre, na Central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
* Recebidos pela coordenadora, Enfermeira Patricia, constataram que a central “não tem condições de atender tantas demandas de todo o estado com agilidade e rapidez”.
* “Precisamos precisamos mobilizar com urgência, todas as forças políticas da cidade e região para tentar trazer uma Central do SAMU para Santa Maria”, destacou Helen Cabral.
* Uma boa notícia, surgida no final da tarde passada: melhoraram as condições de saúde do maior escritor e jornalista gaúcho e referência nacional, Luiz Fernando Veríssimo.
* Internado desde a última quarta-feira, ainda permanence na CTI do Hospital Moinhos de Vento, mas, de acordo com o ultimo boletim medico, Veríssimo já interage com a equipe que o atente e com os familiares”.
* Mais, ele está lúcido e respire sem ajuda de aparelhos. Ele que, conforme diagnóstico do domingo, após o resultado de exams, está com “influenza sazonal”. No popular, gripe.
* Começa sexta (e vai até domingo) a XX Tertúlia Musical Nativista, no Centro Desportivo Municipal (CDM). O festival terá entrada gratuita, mas os organizadores pedem a solidariedade dos santa-marienses.
* Nas noites de Tertúlia estarão sendo recolhidos no CDM alimentos não perecíveis doados espontaneamente, informa a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura.
* Oristela Alves, uma das coordenadoras do festival, explica que não haverá distribuição ou retirada antecipada de ingressos e que a entrada será livre, “como todos os eventos da Prefeitura”.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.