CulturaSanta Maria

CARTUNS DA BOCA. Máucio, Jô, Elias, Byrata e companhia vão correr o Brasil, com “O riso é livro”

O Riso é LivroBem, talvez o título seja um pouco forçado, do ponto de vista geográfico. Afinal, o “correr o Brasil” significa Rio de Janeiro e Brasília. Mas, creiam, isso é só o começo. Até porque, o projeto “O Riso é Livro”, que agora conta com a adesão e co-participação do Cartucho (o Encontro dos Cartunistas Gaúchos), seguirá adiante pelos próximos anos e em outras cidades também.

Feito esse “nariz de cera”, é preciso que saudemos os nossos, entre os quais Máucio, Elias, Byrata e , que com um balaio de outros fantásticos artistas gráficos gaúchos, inclusive os que aqui estiveram há coisa de duas semanas (completam o time dos que compuseram suas obras no Cartucho, o Cado, a Chiquinha, o Fabio Zimpres, o Fraga – grande mentor do projeto O Riso é Livro -, o Luis Fernando Veríssimo, e também Maumau, Ronaldo, Simch e Wagner Passos), deixam a boca do monte e vão para o mundo. Que não sabe o que os espera, em termos de qualidade e talento.

Ah, para saber mais dessa história, reproduzo aqui, com a devida correção cronológica, o texto explicativo publicado no blogue da Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul). Confira:

 “O Riso e Livro em itinerância nacional

Edital da CEF contempla o projeto em mostras no Rio de Janeiro e Brasília

O resultado foi revelado no meio da semana passada, no site da Caixa Cultural: o projeto O Riso é Livro, inscrito pela Liga Produções, com a curadoria do Fraga e design de Fabio Zimbres, foi um dos selecionados para patrocínio.

Isso quer dizer que a mostra coletiva de 30 painéis com cartuns sobre livro – 15 pintados em Porto Alegre, na Feira do Livro de 2008 e 15 pintados em Santa Maria, no 6º Cartucho em 2009 – a partir de março de 2010 vai ter itinerância nacional.

Serão duas exposições iniciais, que ocuparão espaços no primeiro e no segundo semestre, a saber: Caixa Cultural do Rio de Janeiro, de 2/mar a 9/mai; e Caixa Cultural de Brasília, de 28/out a 28/nov.

Grafarianos participantes, da capital e do interior: Alisson, Bier, Byrata, Cado, Chiquinha, Edgar Vasques, Elias, Eugênio Neves, Fabio Zimbres, Fraga, Hals, Jô, Juska, Kayser, Lancast, Louzada, Luis Fernando Veríssimo, Máucio, Maumau, Moa, Rafael Corrêa, Rafael Sica, Rodrigo Rosa, Ronaldo, Ruben, Santiago, Simch, Uberti, Vilanova e Wagner Passos.

Enquanto a cobertura de O Riso é Livro no 6º Cartucho não vai ao ar no Tinta China, confira no blog as etapas anteriores: aqui, aqui também e mais aqui. Ah, a barulheira ao fundo se explica: é o foguetório e o tim-tim das taças de champanhe. Engraçadinhos também sabem comemorar.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo