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Davi (lojistas) x Golias (grandes redes) – por Carlos Costabeber

“I LOVE RETAIL” (eu amo o varejo)! Graças a três fatores, devo a minha paixão pelo comércio:

(1) Herança genética dos pais (minha mãe continua ativa nos negócios, apesar dos  86 anos);

(2) Herança nos negócios da familia; e

(3) Uma base acadêmica centrada no Marketing.

Por isso, me arrisco a orientar aqueles que vivem do varejo!

E por consequência, sobre a difícil realidade vivida pelos PEQUENOS LOJISTAS.

Sim, porque  a cada dia, aumenta a pressão exercida pelas GRANDES REDES, que estão tomando o espaço dos pequenos e médios comerciantes. A saber:

(1) ESCALA DE COMPRAS, podendo oferecer preços cada vez menores e variedade de produtos;

(2) Uso intensivo dos BANCOS DE DADOS, que permitem ações rápidas (e até personalizadas), fazendo com que os consumidores “fiquem sempre em débito”; e….  comprando novamente;

(3) São verdadeiros bancos, permitindo preços menores, pois ganham também no financiamento;

(4) Agressivas ações de marketing, com forte presença na mídia; e

(5) Localização estratégica.

MAS O QUE OS LOJISTAS PODEM FAZER PARA ENFRENTAR ESSA CONCORRÊNCIA ?

(1) Oferecer um ATENDIMENTO PERSONALIZADO, que leve à fidelização dos clientes. O fator RELACIONAMENTO faz a diferença, pois é aí que funciona a propaganda boca-a-boca;

(2) Ter PRODUTOS DIFERENCIADOS, quase individualizados. Esse é um trunfo estratégico, mas que depende muito da experiência de compra e até do bom gosto do lojista;

(3) Uso de ESTRATÉGIAS DE GUERRILHA, como levar os produtos até a casa do cliente, aceitar encomendas especiais, disponibilizar serviço de alfaiataria, oferecer presentes, lembrar do seu  aniversário, ter um cafezinho de qualidade, crédito adequado à capacidade de cada um, entre tantos;

(4) Estar na LINHA DE FRENTE, pois o seu “poder de sedução” é uma arma poderosa; e,

(5) Além disso, acredito que o lojista “deva ter nascido para a coisa”; ter MUITA EXPERIÊNCIA no seu segmento, trazer no sangue o “prazer em servir”.

Mas, cuidado: não adianta querer ganhar muito em cada mercadoria vendida. A busca pela relação custo/beneficio para o cliente, é um caminho seguro para a sobrevivência…..e para o sucesso.

Demonstre que você é bom naquilo que faz! Certamente obterá um grande sucesso nos negócios.

 

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