Davi (lojistas) x Golias (grandes redes) – por Carlos Costabeber
“I LOVE RETAIL” (eu amo o varejo)! Graças a três fatores, devo a minha paixão pelo comércio:
(1) Herança genética dos pais (minha mãe continua ativa nos negócios, apesar dos 86 anos);
(2) Herança nos negócios da familia; e
(3) Uma base acadêmica centrada no Marketing.
Por isso, me arrisco a orientar aqueles que vivem do varejo!
E por consequência, sobre a difícil realidade vivida pelos PEQUENOS LOJISTAS.
Sim, porque a cada dia, aumenta a pressão exercida pelas GRANDES REDES, que estão tomando o espaço dos pequenos e médios comerciantes. A saber:
(1) ESCALA DE COMPRAS, podendo oferecer preços cada vez menores e variedade de produtos;
(2) Uso intensivo dos BANCOS DE DADOS, que permitem ações rápidas (e até personalizadas), fazendo com que os consumidores “fiquem sempre em débito”; e…. comprando novamente;
(3) São verdadeiros bancos, permitindo preços menores, pois ganham também no financiamento;
(4) Agressivas ações de marketing, com forte presença na mídia; e
(5) Localização estratégica.
MAS O QUE OS LOJISTAS PODEM FAZER PARA ENFRENTAR ESSA CONCORRÊNCIA ?
(1) Oferecer um ATENDIMENTO PERSONALIZADO, que leve à fidelização dos clientes. O fator RELACIONAMENTO faz a diferença, pois é aí que funciona a propaganda boca-a-boca;
(2) Ter PRODUTOS DIFERENCIADOS, quase individualizados. Esse é um trunfo estratégico, mas que depende muito da experiência de compra e até do bom gosto do lojista;
(3) Uso de ESTRATÉGIAS DE GUERRILHA, como levar os produtos até a casa do cliente, aceitar encomendas especiais, disponibilizar serviço de alfaiataria, oferecer presentes, lembrar do seu aniversário, ter um cafezinho de qualidade, crédito adequado à capacidade de cada um, entre tantos;
(4) Estar na LINHA DE FRENTE, pois o seu “poder de sedução” é uma arma poderosa; e,
(5) Além disso, acredito que o lojista “deva ter nascido para a coisa”; ter MUITA EXPERIÊNCIA no seu segmento, trazer no sangue o “prazer em servir”.
Mas, cuidado: não adianta querer ganhar muito em cada mercadoria vendida. A busca pela relação custo/beneficio para o cliente, é um caminho seguro para a sobrevivência…..e para o sucesso.
Demonstre que você é bom naquilo que faz! Certamente obterá um grande sucesso nos negócios.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.