EconomiaSanta Maria

COOPERAÇÃO. Escritório da Cidade e Agência de Desenvolvimento trabalham juntas no ‘SM em Dados’

Vilson Serro (E), presidente da Adesm, assinou o Acordo com o EC, na tarde desta segunda
Vilson Serro (E), presidente da Adesm, assinou o Acordo com o EC, na tarde desta segunda

Um acordo de cooperação. É o que está unindo a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) e a autarquia Escritório da Cidade. O objetivo é desenvolver o projeto “Santa Maria em Dados”.

A Objetiva Jr., empresa do curso de Administração da UFSM, realizou as pesquisas e elaborou os primeirosrelatórios, com dados secundários do município e que já estão disponíveis no sítio www.santamariaemdados.com.br.

Mas, em que nível se dá essa cooperação e os objetivos que se pretende alcançar, entre outras questões? Isso você confere no material produzido pela assessoria de comunicação da Adesm. O texto e a foto são de Marielle Flôres. A seguir:

ADESM firma Acordo de Cooperação com Escritório da Cidade

A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e o Escritório da Cidade assinaram, na tarde desta segunda-feira, 25, um Acordo de Cooperação para o desenvolvimento do Projeto

Santa Maria em Dados.

O projeto consiste na pesquisa, levantamento de informações socioeconômicas, ambientais e de infraestrutura de Santa Maria, bem como a sua disponibilização para a população por meios dos sites do Escritório da Cidade e da ADESM.

Conforme o Plano de Ação do Acordo de Cooperação, a pesquisa propõe estabelecer parâmetros para análise do perfil socioeconômico de Santa Maria, a ser realizada pela Diretoria de Planejamento – Setor de Geoprocessamento, do Escritório da Cidade, em convênio com a ADESM, com o intuito de fomentar o desenvolvimento de ações comuns e específicas para ambas as entidades.

Objetivos do projeto

A pesquisa, que será desenvolvida a partir de dados contidos na literatura acadêmica, sites de órgãos públicos oficiais e demais fontes oficiais, tem como objetivos:

* Realizar pesquisas socioeconômicas sobre o Município de Santa Maria, com informações e indicadores detalhados, através de fontes confiáveis, buscando contribuir para a articulação e complementaridade entre diversos setores da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Escritório da Cidade e outras instituições públicas, integrando em um sistema único as informações dos órgãos da administração direta e indireta.

* Contribuir para a criação de um Sistema Municipal de Indicadores Georreferenciados para o Planejamento e a Gestão do Município de Santa Maria/RS, proporcionando maior agilidade e eficiência na capacidade de diagnosticar e planejar ações de cunho socioeconômico e socioambiental.

Santa Maria em Dados

O “Santa Maria em Dados” é um projeto da ADESM para Santa Maria e traz informações e dados sobre o Município, organizados em um único sistema, disponível para acesso de toda a população.

A Objetiva Jr., empresa do curso de Administração da UFSM, foi responsável por realizar as pesquisas e elaborar os primeiros relatórios com dados secundários do Município e que estão disponíveis no site www.santamariaemdados.com.br.

O material foi dividido em oito módulos que subdividem-se em 30 subgrupos com mais de 210 tabelas com dados de Santa Maria:

1. Aspectos gerais;

2. Território e meio ambiente;

3. Indicadores;

4. Economia e finanças;

5. Desenvolvimento;

6. Educação e cultura;

7. Sociedade; e

8. Infraestrutura.

O Superintendente Executivo da ADESM e coordenador do projeto, Diogo De Gregori, reforça a importância do site e destaca a parceria firmada com o Escritório da Cidade:

– O Santa Maria em Dados é um site que centraliza todas as informações da cidade, porém precisamos mantê-lo atualizado e incrementá-lo com os dados primários de Santa Maria. Este acordo que firmamos hoje é fundamental para que tenhamos um sistema completo à disposição da sociedade.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo