Confira a seguir trecho da nota publicada na madrugada de 6 de maio de 2009, quarta:
“Transparência. Assembléia antecipa para 30 dias o prazo para divulgação de gastos na internet
O prazo era de dois meses e agora baixou para 30 dias, conforme decisão tomada nesta terça-feira, em reunião (foto) da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. Mas, me permito discordar, ainda é muito. Não vejo como possa se demorar tanto para colocar no ar o que os parlamentares gastaram. Aqui mesmo, na Câmara de Santa Maria, não demora tanto – e já está atrasado, neste mês, aliás – a publicação do balancete do mês anterior.
No entanto, que se ressalve, é um avanço em que relação ao que acontece no presente. Sobre a decisão tomada pelos dirigentes da AL e mais detalhes, acompanhe nota distribuída pelaAgência de Notícias do Legislativo, em texto de Gilmar Eitelwein, com foto de Marco Couto. A seguir:
“Divulgação de gastos da Casa terá prazo reduzido para 30 dias
O presidente da Assembleia Legislativa anunciou, nesta terça-feira (5), medida administrativa que reduz o prazo para disponibilização de informações sobre gastos no site Transparência, do Poder Legislativo. A partir do mês de maio, as informações dos gastos mensais da Casa serão disponibilizadas em 45 dias e, a partir de junho, em 30 dias....”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUEAQUI
PASSADOS EXATAMENTE QUATRO ANOS da publicação da nota, vamos combinar, melhorou muito. No entanto, sobram dificuldades para quem ousa consultar os portais de Transparência dos mais diversos poderes, e em todas as instâncias. É coisa para iniciados, não para cidadão comum. Logo, a transparência até existe, mas é tão opaca… oh, se é…
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.