POLÍTICA. Olha a reforma administrativa aí, gente. Em relação a janeiro, porém, novidade quase nenhuma
Antes de chamar o editor deste sítio de sabotador, abre uma janela extra (clicando AQUI com o lado direito do seu mouse) e leia a material produzida pela assessoria de imprensa do Prefeito Cezar Schirmer, de 26 de janeiro. Ou deixa a janelinha ali, para conferir depois.
Agora, continuemos. Em relação ao que foi PROPOSTO há três meses, as diferenças são, digamos, sutis. Muito mais de forma do que de conteúdo. Com a possível exceção de um fortalecimento (retórico, pois a prática pode indicar outra coisa) da Ouvidoria, e a criação de coordenadorias retiradas de secretarias, cá entre nós, nenhuma novidade significativa. Se é que há alguma.
Até mesmo a redução dos CCs/FGs não houve qualquer mudança.
Quer ver?
Olha só o que se noticiava então: “Cargos de Confiança (CC)/Funções Gratificadas (FG): Extintos 187 e criados 143 CC’s e FG’s. A eliminação de 44 reduzirá a folha de pagamentos em R$ 56 mil mensais, sem levar em consideração a redução dos encargos sociais”.
Olha o que se informa agora: “Cargos de Confiança e Funções Gratificadas: reduzidos 43 cargos, o que significará uma economia de R$ 66 mil mensais aos cofres públicos.”
Bueno, fazendo as contas, tirando a prova dos nove, etc etc, se descobre que é praticamente a mesma coisa. Afinal, em vez de se reduzir 44 serão 43 guilhotinados. A diferença é a economia: algum cargo graúdo caiu, aumentou em R$ 10 mil por mês.
No mais, é o que se noticiou nos últimos dias. Resta ver o que acontecerá com a fiscalização, que poderia ser uma novidade, mas continuou espalhada por vários setores. Ah, acompanhe o material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do Gabinete do Prefeito. O texto é de Luiz Otávio Prates, com foto de Carlos Nunes. A seguir:
“Reforma administrativa é encaminhada à Câmara. Prefeito fala à imprensa sobre mudanças na estrutura do Executivo
O prefeito Cezar Schirmer enviou à Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (30), à tarde, o Projeto de Lei que altera a estrutura das secretarias e cargos da Prefeitura Municipal de Santa Maria para a gestão 2013-2016. A reforma administrativa, encaminhada para apreciação dos parlamentares, visa qualificar o atendimento ao cidadão e ampliar a participação comunitária, com a criação da Ouvidoria e implantação efetiva da Lei de Acesso à Informação, dar mais agilidade aos processos e modernizar os sistemas de gestão do Executivo.
Em entrevista à imprensa, nesta tarde, o chefe do Executivo explicou que a reforma administrativa vai qualificar os procedimentos internos e externos da administração. “O nosso propósito é fazer da Prefeitura um instrumento mais eficaz, mais eficiente, mais ágil, mais moderno e mais atento às questões do dia-a-dia da nossa cidade. Queremos melhorar as relações da administração pública com os cidadãos. Enfim, fazer mais com menos”, salientou o prefeito.
Entre as principais mudanças está a criação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que terá uma Central de Projetos Públicos e o licenciamento de projetos urbanos. “Estamos dando uma atenção muito especial à área da construção civil, que é a atividade econômica que mais gera emprego e riqueza na nossa cidade”, destacou o prefeito. Além disso, ficará a cargo da pasta a fiscalização da execução de projetos de obras públicas e do cumprimento da legislação municipal.
A Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana, que passa a ser denominada Secretaria de Mobilidade Urbana, tratará especificamente sobre trânsito e transporte público, enquanto o Gabinete do Vice-Prefeito terá suas atribuições ampliadas, com a inclusão da Defesa Civil Municipal e Defesa do Consumidor, e das coordenadorias dos distritos, da mulher e da promoção da inclusão étnico-racial. “O Farret tem uma grande experiência na administração e poderá nos ajudar ainda muito mais”, comentou…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
trocaram 44 CCs com salario medio de R$ 1272,00 por 43 com média de R$ 1534,00
graudaram os que sairão.
um escapou
44 CC R$ 56000,00
43 CC R$ 66000,00
Perdemos o controle… ao menos na prefeitura…
para onde foi o controle?
Secretaria de CONTROLE e mobilidade urbana vira secret de mobilidade
pelo que entendi, foi para o Farret, tudo parece que vai p Farret.