Como o sítio ANTECIPOU na tarde passada, o mercado de automóveis em Santa Maria continua bombando, com exatas 553 unidades de carros novos, entre automóveis e comerciais leves, emplacadas na cidade em abril – conforme dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Mais: computados os quatro primeiros meses do ano têm-se que foram comercializados nada menos que 1.993 “zero quilômetro” na boca do monte.
Isso, por si só, já seria por demais relevante, do ponto de vista econômico. Afinal, é a afirmação de um setor que gera emprego e renda, com muito ICMS retornando à comuna. Mas, quando se faz a comparação com períodos anteriores, a amplitude da informação é ainda maior.
Tomem-se, por exemplo, o mesmo mês de abril dos dois anos anteriores. Em 2012 foram 434, ante 445 do excepcional 2012. Agora foram 553 – praticamente 25% mais que ano passado.
Os dados são ainda mais reveladores, se computados os quadrimestres. Enquanto no primeiro periodo de 2011, as revendas autorizadas emplacaram 1.762 carros, o número ampliou-se para 1.795 em 2012 e, agora, já são 1.993.
Creia, como há um natural acréscimo ao longo do ano (assim tem sido, pelo menos, historicamente), não é de se duvidar que o recorde de 2012 seja batido e se chegue a pelo menos 7 mil “zero quilômetro” adicionais em dezembro.
Haja Plano Diretor de Mobilidade Urbana.
Nas imagens que ilustram esta nota você pode conferir o desempenho do setor no acumulado entre janeiro e abril, e também apenas no mês passado. Em ambos os casos você tem, igualmente, a participação de mercado de cada fábrica, na boca do monte.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.