Não há como contester: trata-se de uma excelente medida de transparência e que pode ser acompanhada por todos os cidadãos. O Governo do Estado, através do GABINETE_DIGITAL, vai permitir saber a quantas andam as obras públicas de sua responsabilidade.
Um conjunto delas “abre os trabalhos”. São oito, para ser mais preciso. E uma interessa diretamente a Santa Maria e o centro do Estado: o Hospital Regional, cujas obras poderão ser acompanhadas pela população. Mas há mais, no instrument que será lançado oficialmente na tarde desta quinta-feira, como você pode conferir no material produzido pela assessoria de imprensa do Governo do Estado. A seguir:
“Gabinete Digital lança ferramenta de monitoramento das obras do Estado
Monitorar o andamento de obras do governo pela internet é a proposta da ferramenta “De Olho nas Obras”, que será lançada pelo Gabinete Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul na próxima quinta-feira (13), às 15h30, em evento no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. A interface vai permitir o acesso a informações antes restritas ao sistema interno de monitoramento gerenciado pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), além de receber contribuições dos cidadãos e usuários.
A cerimônia, que também marca o aniversário de dois anos do Gabinete Digital, será transmitida ao vivo pela internet e contará com a presença do governador Tarso Genro, do secretário da SGG, Vinícius Wu, e dos demais titulares das pastas responsáveis pelas obras inclusas no projeto piloto. Outras presenças confirmadas são o jornalista espanhol Bernardo Gutierrez, um dos articuladores do movimento 15M, o produtor cultural Claudio Prado, que atuou na implantação dos Pontos de Cultura no Governo Federal, o presidente do Instituto Brasileiro de Políticas Digitais Mutirão, Uirá Porã, o jornalista e pesquisador Rafael Sampaio e o jornalista Luiz Carlos Azenha.
A ferramenta poderá ser acessada pelo site do Gabinete Digital e por meio de QR-codes – espécie de código de barras que, lido por celulares ou tablets, leva o usuário à página da ferramenta. Ao optar por seguir uma obra de interesse, o cidadão passará a receber as atualizações por e-mail, Twitter e/ou Facebook. Além disso, poderá enviar contribuições, como fotos, vídeos ou comentários, que alimentarão a linha do tempo da página da obra e poderão ser curtidas por…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.