OUTRO OLHAR. A manifestação nas ruas de SM e o único incidente, devidamente repudiado. E a Kiss, claro
O editor, duas notas atrás, fez algumas considerações. Em seguida, você leu o texto exclusivo para o sítio, do jornalista Maiquel Rosauro. Agora, você confere a excelente reportagem de Luiz Roese, publicada originalmente no portal Terra.
E ele traz, entre outras questões, a luta por justiça dos familiares das vítimas da Kisse e o, até onde se tem conhecimento, único incidente efetivo do protesto que levou 30 mil pessoas às ruas de Santa Maria. As fotos também são de Roese, retiradas do perfil dele no feicebuqui. Acompanhe:
“Luto por Boate Kiss, tarifa e revolta levam 30 mil às ruas de Santa Maria…
… A segunda grande manifestação em Santa Maria (RS) dentro da onda de protestos pelo País, mais uma vez, mostrou que sobraram civilidade e consciência social entre milhares de pessoas. Segundo a Brigada Militar (a Polícia Militar gaúcha), cerca de 30 mil manifestantes saíram às ruas do centro da cidade para colocar para fora sua indignação, o que superou os números de muitas capitais. Policiais militares monitoraram a manifestação, mas não precisaram intervir em momento algum.
Desde o início da manhã, a praça Saldanha Marinho, a principal de Santa Maria, já começou a receber manifestantes que ensaiavam gritos de ordem e preparavam faixas e cartazes para o protesto. A caminhada partiu da praça por volta das 11h30, com faixas à frente e um carro de som logo atrás. Em seguida, vinham milhares de pessoas.
Antes da saída, integrantes da organização da passeata usaram o microfone mais de uma vez para pedir que ninguém cometesse atos de violência ou vandalismo. Quem também usou o microfone foi o presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Adherbal Ferreira, que pediu que as pessoas deem apoio à luta por justiça, para que a morte de 242 pessoas no incêndio da boate Kiss não fique impune…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Vandalismo são 242 vítimas e 600 feridos.
Isto de colar os cartazes e faixas no Palácio Rosa foi mais uma brilhante iniciativa na cidade.
Depois de entregarem pizzas ao trio, esta é uma baita idéia. Oportunidade de fortografar todas manifestações sem sujar e depredar um prédio pùblico
acho que vandalismo e destruir alguma coisa mas nao concordo que nesta tamanha pasiata em santa maria nao ter nenhum representante da camera de vereadores participando pois nao e la que deveriam estar nossos representantes?
e nao foi feito estrago algum somente uma manifestaçao de ideias
O protesto foi lindo e pacifico.
É pena que o prefeito não viu, esta em viagem a Espanha, e na câmara de vereadores, não foi encontrado nenhum representante do povo.
o prédio da Sociedade União de Caixeiros Viajantes, sede do gabinete do prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), virou um grande mural. Dezenas de pessoas colaram cartazes de protesto na porta de entrada para o edifício e na frente das lojas vizinhas.
A consideração,e a sensibilidade destas pessoas, que colaram merecem constar nos autos, desta realidade.
Não sei se é certo dizer que aquele “pixozinho” que o pessoal fez na porta ali foi vandalismo. Vandalismo é o que a maioria dos nossos nobres políticos faz lá dentro, todo o dia (ou melhor, todo o dia em que eles vão lá)…