ATO DO ESCRACHO. Psol também emite Nota Pública
Dos protagonistas da manifestação da tardinha de quinta-feira, só faltava mesmo a manifestação do PSOL, cujas lideranças e militantes participaram do chamado Ato do Escracho. Confira a nota emitida agora à tarde, a respeito dos episódios e seus desdobramentos, como você já leu neste sítio. A seguir:
“Nota pública sobre o escracho do dia 1° de Agosto
Apoiamos o escracho realizado pelo Movimento do Luto a Luta e o Bloco de Lutas nesta quinta-feira (1), em frente à Prefeitura Municipal. Lamentamos profundamente a postura covarde e a resposta falaciosa da Assessoria de Imprensa da Prefeitura que tenta reduzir o ato a uma manobra política.
Infelizmente não se pode esperar algo diferente de um governo que desvia de forma ilegal 1 milhão e 600 mil reais anualmente da Saúde para pagar a folha de pagamento da guarda municipal, enquanto milhares de pessoas sofrem com a precariedade do atendimento nos postos de saúde da cidade, marcada pela falta de médicos e longas horas de espera.
Não podemos esperar nada diferente de um Prefeito como César Schirmer, que covardemente silenciou quando da tragédia do dia 27 de Janeiro de 2013, que decidiu não abrir uma sindicância para apurar os fatos, que montou uma farsa de CPI na Câmara para blindar-se e garantir a própria impunidade, que responde a ações na justiça por improbidade (desonestidade) administrativa.
Não podemos esperar nada diferente do vice-prefeito José Farret condenado pela Justiça Federal por emitir atestados médicos falsos, onde atestava que pessoas já falecidas estariam vivas, facilitando fraude contra o INSS. A nota é coerente com a linha adotada pelo governo que é mentir e tentar confundir a população santamariense.
O escracho foi um exemplo de participação democrática da população, ele representa o sentimento de ao menos 68% da população de Santa Maria que responsabiliza o governo municipal pela tragédia de 27 de Janeiro. Reafirmamos nosso apoio incondicional aos familiares e vítimas da tragédia em sua incansável luta por justiça, que é também a nossa luta.Um prefeito que perdeu as condições politicas e morais de governar não pode esperar que o povo vá jogar flores em seu gabinete.
Tiago Aires -Vice Presidente do PSOL
Alidio da Luz -Secretário de movimentos sociais do PSOL”
Tiago Aires,
FAT, obrigado.
Agradeço ter me explicado sobre a minha dúvida referente ao pagamento da Guarda Municipal. Eu realmente não tinha idéia que como que isso era possível, você me tirou esta dúvida. Grato.
Sobre o primeiro ponto, fico livre de me identificar, ou não. É uma das opções deste “sítio”, e eu aproveito isso. Mas, qualquer dia, cara a cara, eu me “apresento” pra ti, sem maiores problemas.
Quando eu disse que tinha a certeza que não tinha partido de ti este texto, eu estava era fazendo um paralelo aos erros que cometeste no texto, e a tua pessoa. Sei das tuas lutas, acompanho a tua caminhada (como os abaixo assinados no calçadão, ainda que até hoje não tenham surtido efeito, o trabalho é teu) entre outras coisas. Eu não posso acreditar que tu falou em “postura covarde e a resposta falaciosa” sobre a resposta da Pref., quando na verdade o tal escracho foi única e exclusivamente uma (pequena) manobra política.
Somos HOMENS ( e MULHERES para não ser taxado de machista… ) que realmente estamos acordando. Ao contrário do que falam, o povo que produz não aprova estes atos politiqueiros, ainda mais neste caso em específico como ocorreu, por dois fatos:
– O primeiro por terem se aproveitado de um momento de dor, para através de uma meia dúzia de pais e/ou mães com problemas para se (tentar) fazer uma política suja e de mau gosto;
– Segundo, por terem perdido todo e qualquer legitimidade do ato, quando o vandalismo tomou conta.
Se você Tiago, e seu partido apoiaram o ato, gostaria de alertar quem viu o monte de estrago que fizeram no prédio tombado pelo patrimônio, que se algum dia ler o nome deste Sr. como candidato a alguma coisa, que não votem no mesmo, pois imagina como seria a administração municipal nas mãos de quem admira o vandalismo. Pra pensar.
…
A certeza do @Fabiano (que não identifica-se) de que eu não escrevi a nota é como a certeza que ele diz ter de que a prefeitura não tem culpa, da boca para fora. Afinal de contas, afirmou em um comentário anterior : “Não foi escrito pelo Tiago Aires. Eu tenho a certeza disso.” Mas dirige para eu a pergunta sobre qual a fonte de que a prefeitura desvia ilegalmente recursos da saúde para a folha de pagamento da guarda municipal. O desvio não é só da saúde, desviaram dinheiro da educação também para adquirir os veículos da guarda. Mas vamos às fontes:
A Lei Complementar 085 de 2011, de autoria do Poder Executivo.
O Procedimento Administrativo instaurado pelo Ministério Público Federal onde constam os documentos encaminhados pela própria Prefeitura Prefeitura Municipal e que comprovam o desvio dos recursos da saúde e da educação para a guarda municipal.
A Lei Complementar 085 de 2011, encaminhada por Cesar Schirmer, criou a guarda municipal, e em seu art. 17 determina:
“As despesas previstas na presente lei correrão por conta das seguintes dotações orçamentárias:
Secretaria Extraordinária de Relações de Governo e Comunicações
24.01.041220011.2144 – Manutenção das Ações da SERGC
3.1.90.11 – Vencimentos e Vantagens Fixas Pessoal Civil
3.1.91.13 – Obrigações Patronais
Secretaria de Município da Educação
07.01.123610109.2026 – Manutenção do Sistema Municipal de Ensino
3.1.90.11 – Vencimentos e Vantagens Fixas Pessoal Civil
3.1.91.13 – Obrigações Patronais
Secretaria de Município de Saúde
06.01.103010104.2021 – Manutenção dos Programas Básico de Saúde
3.1.90.11 – Vencimentos e Vantagens Fixas Pessoal Civil
3.1.91.13 – Obrigações Patronais”
Continua…
José Luis Reghelin, se não conhece, procure o significado da Lei de Godwin.
Mauro Bianco,
Não existe forma possível de alguém ser contra os pais e vítimas da tragédia, isso chega a ser estúpido. O que pode acontecer é que algum partido prefira não fazer parte da politicagem ridículo que se criou em torno este evento.
Tanto leio sobre esses 68% da população que quer a cabeça do Schirmer, quer dizer, que querem a punição do prefeito.
Primeiro, esta pesquisa foi feita pela RBS, como eu li há algum tempo uma faixa com “RBS MENTE” na frente da Câmara, acredito que nem devemos dar muita atenção para isso. Ou será que “neste caso a RBS não mente”?
Tendencioso e, novamente aqui, poliqueiro.
Em tempo, logo o ARENA voltará pelo que andei lendo na grande WWW.
PS.: Pense que se o PMDB é um problema, imagina como seria se fossemos governados por aqui por um partido como o PSOL ou o PSTU.
parabéns ao psol e pstu ,que se mantem contra a corrupção e maracutaias,se apoiam o movimento do luto a luta ,feito pelos país das vitimas ganham mais pontos em meu conceito.Pois pmdb,pp,ptb e outros fizeram uma cpi fajuta para defender o governo.parabéns ao psol e pstu que defendem as vítimas.
Qual o motivo que niguem me responde, vou fazer a pergunta de novo, porque não vão protestar em frente o forum e o ministerio publico que isentaram a prefeitura, que culpa tem o prefeito de ser isentado.
Por que alguns partidos não mostram a cara e suas bandeiras? Estão contra os pais e vítimas da tragédia? Estão contra os 68% de cidadãos que querem punição ao prefeito? Preferem amordaçá-los, como em tempos escusos em que a ARENA era o partido do SIM e o MDB era o partido do SIM-SENHOR?
Quem com ferro fere, com ferro ???
Lembrei disso, ao ler os comentários por aqui.
Acho tão triste ver a dor das pessoas usadas desta maneira. Ver pessoas manipuladas, entre as quais esta Rejane me parece fazer parte.
Concordo como disse alguém que deva existir a presença de partidos políticos, ou que os ditos partidos tem o direito de se manifestar ( aqui abro um parêntese, para dizer que eu não sou contra manifestação pacífica, porém não posso ficar calado diante de vandalismo como foi o ato do escracho ), mas não vejo isso com bons olhos, uma vez que o “mote” para essa politicagem é a dor de alguém.
Coloco aqui uma questão, que pode ser respondida por algum dos manifestantes, tanto de partidos ou de movimentos:
– Se o MP diz que o Prefeito não tem culpa, porque não fazem o ato do escracho no fórum ?
…
Bom, aproveito este espaço para pedir, de coração, que os líderes (?) deste movimento parem de falar que são apartidários ( e não venham tentar a máxima da mentira contada várias vezes se torna verdade… ), fica mais bonito para vocês mesmos se simplesmente pararem de dizer isso. Não precisam assumir a qual partidos respondem, mas não digam que não é partidário.
Ou, porque eu nunca ouço falarem nada sobre o Tarso ?
…
Pra finalizar, gostaria de ver a “fonte” do Tiago Aires, para dizer que a prefeitura “desvia de forma ilegal 1 milhão e 600 mil reais anualmente da Saúde para pagar a folha de pagamento da guarda municipal”.
Confesso que fiquei curioso.
.
O PSOL virou um partido de uma gurizada despreparada que sequer trabalha…
O pior cego é aquele que não quer ver! O pior surdo é aquele que se recusa a ouvir! O pior mudo é aquele que não emite opinião! O pior lesionado cerebral é aquele que se recusa a pensar! O pior ignorante é o que se baseia em pensamento alheio! O pior político é aquele que esconde sua culpa, seus erros, sua indecisão, sua incompetência classificando todas as manifestações como de origem partidária ou com fins políticos. Esquecem esses senhores que a maioria absoluta da sociedade os despreza e quando os critica ignora o que seja “partidário”pois quem tem em mente apenas a mesquinha idéia de que tudo na vida é ser a favor daqueles ligados ao meu partido e contrários a todo o resto, por favor isso eu chamo de ignorância! Quanto aos partidos se manifestarem ou não é problemas deles, como tudo e todos fazem parte da sociedade e como tal também tem direitos e deveres.
Quanto a senhora Terezinha por favor quando qualquer acontecimento que ocorrer no Brasil não será a representação da nossa sociedade? Somos formados por gente culta, inculta, honesta, ladrões, pichadores, traficantes, corruptos, intelectuais, aproveitadores, vadios, vadias, popozudas, peitudas, enfim toda sorte de pessoas portanto todos eles estarão nas manifestações mostrando a sua realidade. Pena temos que ter de quem não se entende como brasileiro e não percebe que aqueles que se manifestam seja cantando, vadiando, pichando ou vandalizando retratam a nossa sociedade.
Com este prefeito, este vice e com os promotores a cidade de Santa Maria ficou conhecida como a ¨Cidade dos Nazistas¨ onde 242 jovens são mortos e mais de 600 feridos e ninguém é responsabilizado.
Para que prefeito assim??
Para que promotor assim??
Assim a assessoria de imprensa da prefeitura é o que??
Nazista é claro!!
Não é pecado, errado ou ilegal ter apoio de partidos, errado é ficar quieto, silencioso e não apurar erros. O cidadão cobra e os partidos TAMBEM tem o direito de fazer, não acho que devam ser em separado.
Que tal os PARTIDOS convocarem uma manifestação? POLITICA 100% e veremos que apoia, e a Associação poderá faze-lo, sem problema algum, pois é por JUSTICÇA e esta nao tem bandeira partidária, daí o Schimer poderá se esbaldar e até FALAR sobre politicagem.
Nas manifestações da associação os partidos EM RESPEITO evitam levantar bandeiras, mas podem e DEVEM estar presentes. Usando as palavras de ordem…
Sejamos organziados, mostremos ao Schirmer e sua claque que se pode ser organizado. Politica um dia, justiça no outro e sem nenhum problema serem as MESMAS pessoas, só as bandeiras diferentes, aí a critica se esvairia.
Que insistência em vincular a Associação a algum partido. Nosso único partido é um coração partido. Não levantamos nenhuma bandeira partidária. Mas também não excluimos o apoio. A grande maioria dos pais é apartidário, nossa bandeira é contra a impunidade, contra a injustiça.
Pelo que sei a AVTSM não participou nem o Aderbal Ferreira.
So lamento em ver o Senhor Aderbal e a associação junto com este Psol … O tamanho do Psol esta nas urnas … Nenhum !!!
A cidade do CORAÇÃO da Terezinha é daquela coração da campanha. Hoje é a do coração partido.
Roto, quebrado,… a inserção de partidos, que existe, ninguem é cego, foi sendo feita aos poucos, pois a administração piorou com o tempo, com o descaso.
As pessoas foram sendo “isentas” de culpa,ninguem entende porque, uma vez que a POLICIA e até o MP confessaram ERROS e por estes ERROS ninguem é responsabilizado.
A política tambem entrou das mãos do prefeito, a CPI e a saída do Mânica são momentos políticos da situação.
A oposição se portou bem no espaço da câmara e os partidos sem espaço lá ocupam as ruas.
Há sim política neste episódio, as pessoas cansarm do marasmo administrativo (política) na cidade… sem falar destas mudanças e demissões fajutas, onde todos retornarão.
Parabéns Rejane pelo teu comentário.Esta senhora Terezinha Lacerda é muito …….
Sabe, Terezinha, aqui o ato mais extremo de violência ocorreu no dia 27 de janeiro deste ano. Nenhum destes partidos que você citou tem qualquer vínculo com a fiscalização daquele brete maligno. Nenhum partido político representa nossa dor, se existem pais e mães mais extremados é devido a inoperância do sistema, a sensação de impunidade eminente e, sem esquecer: a arrogância e prepotência da prefeitura.
Não foi escrito pelo Tiago Aires.
Eu tenho a certeza disso.
Aqui no Rio de Janeiro, os protestos pacíficos de junho foram maculados por desordeiros vinculados a estes partidos PSOL e PSTU que incitaram a violência e depredação que todos viram pela TV.
Na visita do Papa Francisco, estes mesmos partidos estavam presentes estimulando aqueles que esfregaram suas genitálias nas imagens de santos, depois as quebraram e desfilaram nús diante de crianças e famílias, como as TVs também mostraram.
Não deve ser diferente aí em Santa Maria.
Pobre da minha cidade do coração!
@Ricardo Coelho,
vivemos em uma sociedade que se quer democrática e onde é permitido à população a livre organização partidária, se militantes do PSOL ou do PT prestaram solidariedade, que bom! Deveriam os militantes do PMDB e PP terem feito o mesmo, é deles que tem que se cobrar a omissão.
Quanto ao DCE, é uma entidade que representava quase metade das vítimas, alguns inclusive muito ativas em atividades políticas e culturais promovidas pelo DCE. Logo, quanto ao DCE, se trata de uma OBRIGAÇÃO procurar as famílias.
Quem é Psol?
Realmente Ricardo, acredito que você deveria rapidamente e urgentemente rever seus conceitos. Se acha, realmente e não por interesses pessoais e políticos, que estar do lado da justiça e do lado das famílias das 242 vítimas é defender interesses políticos você está muito equivocado e deveria inclusive rever seus conceitos sobre o termo “política” que pelo visto não conheces muito bem.
Se realmente achas que a prefeitura não tem nenhuma culpa nessa tragédia ou és desinformado ou realmente não possui conceitos rudimentares sobre a questão do papel das instâncias públicas de nossa sociedade.
Respeito todo e qualquer tipo de manifestação democrática, porém, é visto a utilização dos familiares das vítimas pelos militantes do PSOL e do PT.
Entendo isto, pois depois que praticamente todas as instâncias da justiça ignoraram o relatório da polícia civil os familiares se sentiram sozinhos.
Sendo assim, DCE, que é do PT, e o PSOL, foram lá prestar ajuda e foram recebidos de braços abertos.
Na minha opinião nada mais é que aproveitamento político…pois é muuuuito difícil querer tratar qualquer assunto com os familiares das vítimas, então os partidos se sentem blindados quando estão com eles…