
O corpo do professor e engenheiro Wilson Aita foi sepultado no meio da tarde deste sábado, no cemitério Jardim Santa Rita de Cassia. Morto na noite de sexta-feira, no Hospital de Caridade, por falência múltiplas dos órgãos, Aita é considerado um dos pioneiros da UFSM, tendo sido, inclusive o criador do Centro de Tecnologia.
Mas sua importância, na vida de Santa Maria a partir da segunda metade do século passado, transcende a essa circunstâncias. Também foi o mentor de uma série de iniciativas na área de comunicação, sendo um dos fundadores da Televisão Imembuí (atual RBS-TV), da qual até agora era acionista minoritário. Igualmente é inegável a sua importância para o Hospital de Caridade. Provedor por vários mandatos, atuava na instituição de saúde desde a metade da década de 60 e dá nome à moderna policlínica inaugurada há dois anos (sem a presença dele, já adoentado).
Várias outras situações da vida da cidade teve a presença de Wilson Aita, que estava prestes a completar 92 anos (o que aconteceria em 12 de dezembro). O professor deixou quatro filhos (uma quinta já era falecida), cinco netos e um bisneto. Uma boa chance de saber mais sobre Aita e sua importância para Santa Maria é ler o material publicado pelo InfoCampus (ainda existe???), e disponível no sítio da UFSM. Foi publicado há cerca de quatro anos, mas é bem atual. A reportagem é de Manuela Ilha. Acompanhe:
“O Centro de Tecnologia chega a seu cinquentenário como um espaço de prática profissional e excelência na pesquisa por novas possibilidades nas áreas tecnológicas. Sua história inicia em 1959, com movimentações da Associação Pró-Ensino Superior (ASPES) por espaços físicos para o desenvolvimento de cursos na área da Tecnologia. Após conseguir salas de aula na Escola Profissional Hugo Taylor, junto a Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, o contato seguinte seria com a Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Santa Maria (SEASM). Assim, surge o nome de Wilson Aita, engenheiro civil e presidente da SEASM à época.
Em junho de 1960, a entidade, liderada por Aita, reuniu-se com o professor Mariano da Rocha Filho para organizar um novo e inédito espaço de formação acadêmica. Na reunião, a Faculdade Politécnica foi oficialmente fundada e seus diretores eleitos – Edy Paulo dos Santos, Wilson Aita e Altair Celestino Alves. Dos três, Aita foi o primeiro decano da nova faculdade, transformada no Centro de Tecnologia em fevereiro de 1970.
Aos 88 anos, Aita traz na memória seus anos dedicados a UFSM, seja no magistério ou em posições administrativas. Seu trabalho refletiu para além da Engenharia, sua especialidade. Aita trabalhou na organização da TV Imembuí e também na organização dos veículos da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.