LUNETA ELETRÔNICA. Aeroporto e Prefeitura, prédio da Câmara, ferrovia, sem “talentos”, educação fiscal…
* A prefeitura já pode gerir o terminal de passageiros do Aeroporto Civil de Santa Maria. O que pode, quem sabe, encaminhar soluções para o transporte aéreo na comuna.
* A autorização para a realização do contrato nesse sentido foi dada nesta quinta-feira, pelos vereadores, que, para tanto, realizaram uma sessão extraordinária.
* A proposta foi aprovada pela unanimidade dos presentes e em função de acordo de lideranças que permitiu a reunião adicional.
* Mas também foi apenas isso, cá entre nós, de importante que aconteceu (no interesse da coletividade como um todo) no parlamento. Se quiser saber mais, clique AQUI.
* Uma questão que segue encalacrada é a obra do novo prédio do Legislativo. Reunião com a maioria dos integrantes da Mesa não foi conclusiva, na manhã passada.
* Conforme o RELATO da assessoria de imprensa, a Câmara aguarda a entrega do Boletim de Fiscalização da Obra, após o que será emitido parecer sobre continuidade ou cancelamento do contrato com a construtora.
* O líder do governo na Assembleia, Valdeci Oliveira (PT), participa, nesta sexta (16), em Cruz Alta, da audiência pública que debaterá o projeto da Ferrovia Norte-Sul.
* Promovida pela Comissão de Assuntos Municipais, por proposição da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), a atividade acontecerá às 2 da tarde, no Clube Arranca.
* O debate faz parte da série de audiências promovidas pela Assembleia sobre o tema da construção da ferrovia que vai interligar Belém, no Pará, até o Porto de Rio Grande.
* “Temos plena consciência da importância deste projeto para o Estado e principalmente para as regiões Noroeste, Centro e Oeste…”, afirmou Valdeci, que é titular da Comissão de Assuntos Municipais.
* Sobre o mesmo assunto, e para mobilizar a região central, acontece audiência pública também em Cacequi, no mês de setembro.
* Segue aberto até o dia 31 o período de inscrições para o concurso Luz, Câmera e Educação Fiscal, promovido pela Prefeitura, via Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF).
* O objetivo é selecionar curtas-metragens sobre a disseminação da Educação Fiscal, tendo como objetivo conscientizar o cidadão sobre a função social e econômica dos tributos.
* O concurso premia as cinco melhores obras inscritas e também as instituições de ensino às quais os grupos vencedores pertencem. Até agora não há inscrições locais, mas o concurso já conta com audiovisuais de Santa Catarina, Goiás, Pernambuco e São Paulo.
* Em Santa Maria, o concurso é uma promoção conjunta da Prefeitura e Receita Federal do Brasil, com apoio, entre outros, da UFSM, Unifra e Secretaria de Fazenda do Estado.
* A Prefeitura, no material que distribui, não explica: mas o fato é que, lançado com pompa no início de junho (confira AQUI), não há jeito de o projeto Nossos Talentos começar. A primeira edição, no Bairro Tancredo Neves, era em 30 de junho. Até agora, nada.
* Após pelo menos dois adiamentos, não será agora, de novo, que acontecerá – ele estava previsto para 25 de agosto, no Mês da Cultura. Ah, e não há data definida.
* A Câmara de Vereadores recebe, desde quarta, a Mostra Didática de Artes Visuais dos alunos da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan – EMAET.
* As mais de cem peças que compõem a exposição foram feitas pelos alunos do curso de Artes Visuais durante o primeiro semestre de 2013.
* Entre as técnicas utilizadas na produção das obras estão: desenho, pintura, colagem, xilogravura e infogravura. Para a professora do curso, Fátima Weber, o objetivo é incentivar os alunos através do contato e visualização do resultado de seus trabalhos.
* “Nós queremos que os alunos expressem seus sentimentos e ideias através da arte utilizando o conhecimento teórico e prático que recebem em sala de aula”, disse Fátima, que coordena a mostra, juntamente com a professora Márcia Vendrúsculo.
“Câmara de Vereadores dá aval para que prefeitura assuma aeroporto”
Primeiro o sumido, chefe do palacio rosa cheguei, mas não apareço, tem que assumir à cidade de Santa Maria, para depois tentar fazer algo, pela saida mais rapida da cidade.