TECNOLOGIA. Exército e UFSM firmam, nesta sexta, convênio de cooperação mútua. A duração é de 5 anos
Além dos representantes locais, tanto da UFSM quanto do Exército, estará na cidade nesta sexta o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia da força armada. As características do acordo, que deverá durar cinco anos, são pioneiras, segundo conta material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade. Acompanhe os detalhes, a seguir:
“UFSM e Exército firmam convênio inédito nesta sexta-feira
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) formaliza na sexta-feira (30) com o Exército Brasileiro um convênio pioneiro que vai impulsionar a pesquisa tecnológica na universidade. A assinatura será às 10h, no Centro de Instrução de Blindados (CIBld) de Santa Maria, com as presenças do reitor, Felipe Müller, do general Sinclair Mayer, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército, e outras autoridades civis e militares.
O memorando de entendimento a ser firmado entre a UFSM e o comando do Exército, por meio do DCT, objetiva a colaboração mútua nas áreas de engenharias, sistemas, inovação tecnológica e capacitação de recursos humanos. As ações previstas englobam o intercâmbio de informações técnicas, atividades de pesquisa e desenvolvimento científico-tecnológico, pesquisas básicas e aplicadas, uso compartilhado de laboratórios, capacitação e treinamento de recursos humanos, implantação e realização de cursos e estudos, prestação de serviços especializados e eventos considerados de interesse comum. O prazo para execução é de cinco anos, podendo ser prorrogado.
O chefe do Departamento de Eletrônica e Computação (DELC) da UFSM, professor João Batista Martins, destaca a relevância do convênio. “É um feito inédito e muito importante para nós, porque conseguimos conquistar a confiança do Exército e abrimos portas”, afirma. A partir do acordo a ser firmado, inúmeros projetos deverão ser desenvolvidos na UFSM, envolvendo equipes multidisciplinares do Centro de Tecnologia (CT), com o aporte expressivo de recursos por parte do Exército.
Martins salienta que, além do desenvolvimento de uma tecnologia brasileira para a defesa e estratégia nacional, o convênio será de grande importância não apenas para a UFSM, mas para Santa Maria, um dos maiores polos militares do Brasil. “Empresas poderão se desenvolver e utilizar as tecnologias a serem geradas aqui”, destaca o professor.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.