Não é exatamente um quadro preocupante, como faz questão de dizer um militante de alto coturno da sigla, em Santa Maria. Afinal, o PT continua sendo o maior partido da cidade, em número de filiados, rivalizando com o PMDB – que, por sinal, está no poder, o que é considerado um grande atrativo para novos alistados oficialmente. Ambos se constituem nos grandões – seguidos, mais de perto, por PP e PDT, e mais de longe, por PTB, PSDB e DEM.
Ainda assim, é fato que os petistas, entre os sete maiores partidos com presença na cidade, foram os que mais perderam filiados num período que vai entre março de 2012 e julho deste ano – conforme levantamento feito junto ao sítio do TSE, por um colaborador desta página.
Como você leu na madrugada passada, aqui mesmo, COMPUTADOS os 27 partidos com atuação legal na cidade (e que ostentam filiados, por menos que sejam), são 23.367 alistados oficialmente, na Justiça Eleitoral. Um verdadeiro exército de militantes. E que, basicamente, se concentram nos sete maiores. Sozinhos, estes têm quase 20 mil. É um punhadão de gente.
Dentre eles, como você confere na tabela que ilustra esta nota, nos 16 meses decorridos entre uma inscrição e outra, no Tribunal Superior Eleitoral, só o PP cresceu no número de filiados. Ainda assim, foram apenas 25. E o PSDB manteve o mesmo número. Todos os demais perderam militantes oficiais, com destaque (negativo) para o PT, que com déficit de quase 11% – o que não lhe tirou, porém, a condição de maior agremiação política com vida legal em Santa Maria. Os demais, PTB, PDT, DEM e PMDB também se reduziram. Mas em números bastante menores, quase na beira da irrelevância.
COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: a grande questão não está exatamente no número de filiados, embora se reconheça que ter mais é melhor que menos. O problema reside na formação política desse militante. Que, se fosse, de fato, ativo garantiria muito maior qualidade ao debate necessário ao aperfeiçoamento da sociedade.
O importante de tudo isto é que os que defendiam o voto em lista, com lista elaborada pelo partido, descobriram o que passava na cabeça dos que eram contra a idéia.
Depois da intervenção na eleição para a prefeitura de Recife e da saída de um quadro importante e qualificado como Maurício Rands, o PT faz outro milagre.
Os eleitores para a direção do partido aumentaram mais de 300%. Em uma semana.