LUNETA ELETRÔNICA. Falta candidato, o voto aberto, greve bancária, trânsito, arte na Câmara, ‘Animes’….
* É possível, mas neste momento bastante improvável, que surjam novos nomes para concorrer em 2014. No PP, inclusive, essa é uma imposição, ao menos para a Assembleia.
* No entanto, o cenário que se apresenta para o próximo ano é de um verdadeiro deserto de candidaturas locais, exceto os nomes já conhecidos e com poucos, de fato, competitivos.
* Para o legislativo estadual estão se apresentando os petistas Valdeci Oliveira e Helen Cabral, o tucano Jorge Pozzobom, o demista Manoel Badke e um peemedebista.
* Este tanto pode ser Tubias Calil quanto João Carlos Maciel (a questão peemedebista será tratada em nota específica, daqui a pouco).
* Para a Câmara dos Deputados, os nomes conhecidos são Paulo Pimenta e Fabiano Pereira, do PT, Ovídio Mayer (PTB) e, surpresa de última hora, Marcelo Bisogno (PDT).
* E o PP? Há quem tenha certeza absoluta (e a coluna Observatório, reproduzida aqui na madrugada de sábado, tratou disso) da candidatura de José Farret a estadual.
* Ah, e tem também Alexandre Lima, nome do PSDB que está surgindo para concorrer à Câmara dos Deputados, inclusive para fazer sombra, veja só, a Nelson Marchezan Jr.
* O fato é que, por inapetência absoluta dos partidos, boa parte dos votos de Santa Maria escorregarão, parando em candidaturas de outras comunas. Depois, reclamar não adianta.
* O pedido de vista da ministra Laurita Vaz adiou para esta terça, o julgamento do registro do PROS (Partido Republicano da Ordem Social) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
* Já o vice-procurador geral do TSE, Eugênio Aragão, pediu vista no exame do pedido de registro do Partido Solidariedade, encabeçado pelo deputado Paulinho da “Força”.
* Resumindo: por ora há mesmo 30 partidos em condições de apresentar candidatos em 2014. Até o final do prazo de um ano antes do pleito, só há quatro sessões no TSE.
* Com o quê talvez só o PROS e o Solidariedade (este menos que aquele) podem se transformar em cabide para descontentes dos atuais partidos. Ah, e o Rede, de Marina Silva, tem escassas chances de prosperar. Pelo menos no prazo.
* O Senado terá sessões deliberativas de terça a quinta. Um dos principais temas em debate será a PEC 43/13, que estabelece o voto aberto em todas as decisões do Legislativo.
* As chances de aprovação existe. No entanto, aposta-se em mudanças no que os deputados federais já decidiram, o que obrigaria a um retorno à Câmara dos Deputados, para deliberação.
* Como você leu aqui, na madrugada passada, são quase 8 mil (das 22 mil) agências bancárias paralisadas em todo o País. Coisa de pouco mais de um terço do total.
* Em Santa Maria, o feriado de sexta dificultou a mobilização, que deve ser retomada nesta segunda, pelo sindicato da categoria. Inclusive para ampliar o número de agências paradas, por enquanto 21 na cidade e na região.
* Por enquanto, a adesão é total na Caixa Econômica Federal, com boa participação do Banrisul, quase nenhuma do Banco do Brasil e zero, nos bancos privados.
* O encerramento da Semana Nacional do Trânsito, quarta), será marcado com a Caminhada “Conectados na Vida”. A atividade é promovida pela Prefeitura, via Secretaria de Saúde.
* Tem também a parceria do Conselho Municipal do Idoso, Comitê Coordenador do Controle do Tabagismo no Brasil e Instituto do Coração.
* A Caminhada inicia às 9 da manhã e irá percorrer a Avenida Rio Branco, Rua Venâncio Aires, com chegada prevista para as 10, na Praça Saldanha Marinho. A concentração será às 8 e meia, na Gare da Viação Férrea.
* Grande destaque nesta segunda-feira é o “Cultura na Sedufsm”, que vai discutir “ “Fernando Ferrari e o legado político para a atualidade”.
* A atividade começa às 6 e meia da tarde, no plenário da Câmara. A mesa de debates, coordenada pelo professor e jornalista Humberto Gabbi Zanata, terá a participação dos professores Maura Bombardelli e Ricardo Oliveira da Silva.
* Destaque também para a participação do professor da UFRGS, Fernando Ferrari Filho, que, após, autogrará seu livro “Fernando Ferrari, ensaios sobre o político das mãos limpas”.
* A Câmara recebe a mostra didática “Olhares”, dos alunos do Curso de História das Artes da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (EMAET). É uma coletânea de 30 fotografias.
* Já o Espaço Novos Talentos, no primeiro andar da Câmara, recebe a exposição “Um olhar… Santa Maria”, do fotógrafo Evandro Leal (imagem ao lado, da AI/CV)
* A mostra reúne 14 imagens que trazem a perspectiva do artista sobre alguns pontos turísticos da cidade, entre eles: a Estação da Gare, o Viaduto Evandro Behr, a Praça Saldanha Marinho, o Planetário da UFSM e a Câmara de Vereadores.
* As exposições podem ser vistas até o dia 1°, das 8 ao meio dia e da 1 e meia às 5 e meia da tarde. Mais informações com a Assessoria de Relações Públicas (fone 3220 7252).
* Segue o Ciclo Animações Japonesas- Reminiscências da Guerra, o Cineclube Lanterninha Aurélio em parceria com o grupo Shin Anime Dreamers.
* Nesta segunda, a vez é do longa “ Evangelion 3.33” (foto acima), dirigida por Hideaki Anno. Este é o terceiro de quatro filmes da série Rebuild of Evangelion.
* O filme, uma produção de 2012, será exibido a partir das 6 da tarde, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga 55. A entrada é gratuita.
Inapetência total mesmo. Nenhum nome me apetece para 2014. Tem nome que chega a dar vergonha alheia. #242