PolíticaSanta MariaTragédia

OPORTUNIDADE. Marchezan lança livro na feira da capital. O assunto? Incêndios, inclusive o da Kiss, e…

O texto da assessoria de imprensa do deputado Nelson Marchezan Júnior, do PSDB, não cita explicitamente a tragédia de 27 de janeiro. Nem precisa, cá entre nós. Afinal, certamente o evento da Kiss, a maior tragédia brasileira desse tipo, com seus 242 mortos, não poderia ser omitida – inclusive porque o parlamentar fez parte de comissão que tratou do assunto, na Câmara dos Deputados.

Ah, tudo isso está no livro que será lançado na Feira de Porto Alegre, na sexta-feira. Mas o que a obra (que terá distribuição gratuita – imagina o editor, pois não consta do texto, que será bancada pela quota do parlamentar na Câmara dos Deputados, ou por ele mesmo) contém? Confira no material distribuído pela assessoria do deputado. A seguir:

“Marchezan lança “FOGO – Grandes tragédias, mesmos erros” na Feira do Livro de Porto Alegre

Através de 34 relatos sobre incêndios ocorridos em estabelecimentos de reunião de público, o deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS) mostra no livro “Fogo – Grandes tragédias, mesmos erros” a existência de falhas e irregularidades que se repetem ao longo dos anos e que, se observadas, poderiam ter poupado centenas de vidas pelo mundo todo. O lançamento será na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, na próxima sexta-feira (8), às 18h, na Praça de Autógrafos do evento.

Marchezan, que é sub-relator da Comissão Externa Tragédia em Santa Maria/RS, para o acompanhamento da apuração dos fatos,  extraiu de um extenso relatório a parte referente ao histórico de incêndios em estabelecimentos, ocorridos em diversos países ao longo deste e do último século. “Ao analisarmos esses relatos, o que se percebe é que existe um padrão de erros que se repetem nas tragédias ocorridas, particularmente, em casas noturnas”, observa o deputado, que contou com auxílio da assessoria técnica da comissão para pesquisar e reunir todos os dados.

A intenção do parlamentar é que essas breves narrativas possam ser consideradas uma “cartilha” destinada aos cidadão e, especialmente, às autoridades responsáveis pela prevenção de incêndios.

A listagem elencada no livro, ressalta Marchezan, poderia ser enriquecida por outros sinistros em fábricas, presídios, hotéis, asilos, hospitais e mesmo em outras casas noturnas. No entanto, são suficientes para uma noção das causas mediatas e imediatas da quase totalidade das grandes tragédias envolvendo fogo. Essas causas variam desde a quantidadde pessoas acima do suportado pelos estabelecimentos à ilegalidade, irresponsabilidade ou conivência de autoridades públicas na concessão de documentos  ou na função fiscalizatória.

A publicação terá distribuição gratuita.” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo