EconomiaEducaçãoSanta Maria

INFLAÇÃO. Preços acumulam alta de 4,04% em SM, entre janeiro e outubro de 2013. Em um ano: 6,23%

inflação

Computados os primeiros dez meses deste ano, a inflação em Santa Maria alcança 4,04%. E os grupos de bens e serviços pesquisados que mais influenciaram para esse aumento, como você pode verificar na imagem acima, foram os itens de “despesas pessoais” e “alimentação”. Na outra ponta, colaboraram para que o índice não fosse mais elevado, os produtos dos grupos de “comunicação” e “habitação” – ambos apresentam, entre janeiro e outubro, uma redução média de preços.

Especificamente no mês passado, a inflação em Santa Maria foi de 0,29%, com a contribuição maior dos itens do grupo de “transporte”. Computados os últimos 12 meses, os preços se elevaram 6,23% em média, na cidade. O responsável por esse levantamento de preços, desde 2005, é o Laboratório de Pesquisas Econômicas do curso de Economia do Centro Universitário Franciscano-Unifra. A equipe técnica tem a coordenação geral do professor Mateus Sangoi Frozza, a coordenação estatística de Valduino Estefanel e a análise econômica dos também professores  Taize de Andrade Machado Lopes e Rafael Pentiado Poerschke. A seguir você tem a íntegra do Boletim do Índice do Custo de Vida de Santa Maria. Acompanhe:

“O índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM) registrou variação de +0,29% no mês de outubro de 2013. Embora o ín­dice revele, novamente, certa estabilidade nos preços médios, as expectativas para o final do ano mostram uma quebra na ten­dência de baixa que vem sendo observada. No acumulado do ano o índice pondera em 4,04% e nos últimos doze meses 6,23%.

Dentre os grupos que compõe o ICVSM, o grupo transporte foi o que apresentou varia­ção mais significativa + 1,95%. Esse aumento é decorrente, sobretudo, da elevação do pre­ço do pneu (+16,0%), aquisição de bateria de automóvel (+14,3%), aquisição de rádio para automóvel (+13,5%), e o preço do estaciona­mento (+11,3%). Nota-se que os itens comple­mentares ao automóvel sofreram reajustes de preço no mês de outubro.

Os gastos com vestuário em Santa Ma­ria mantiveram a tendência de alta e subiram +1,50% no mês de outubro ante os +0,90% atingidos em setembro. Os itens responsáveis por esse resultado foram: roupa de banho de mulher (+16,2%), óculos sem grau (14,3%), ca­miseta de homens (+13,9%), roupa íntima de mulher (+12,3%), bermuda e short de mulher (11,8%) e saia de mulher (+10,0%). Especula­-se, que esta alteração nos preços do grupo vestuário, esteja ligada a proximidade do verão e antecipação por parte dos lojistas das com­pras de final de ano…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo