ELEIÇÕES 2010. Jogo de cena ou não, Aécio não quer ser vice de Serra. E diz isso
Política é política e, portanto, o que vale hoje pode não valer nadinha amanhã. Assim como o que ontem era impensável, pode ser tragável hoje e até um ótimo doce no futuro. De todo modo, algumas questões parecem ser definidas, no mundo objetivo. E só recebem espaço por interesse em manter o noticiário ou, até, se conceda, pela legítima intenção de uns e outros.
Dito isto, vamos combinar que o nome de José Serra, desde sempre, é o favorito para capitanear a chapa oposicionista no pleito presidencial de outubro. Isso só virou realidade (e ainda há quem duvide, mesmo assim) a partir do momento em que Aécio Neves, num belo golpe, decidiu tirar o time de campo. Agora, o que acontece é a tentativa de fazer o governador mineiro vice do seu colega paulista.
A chance disso acontecer é semi-nula. Quer dizer… Bem, mais até do que isso, dando ares de definitivo, quem diz é o próprio Aécio, para desespero de alguns, inclusive a grande vestal tucana, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Mais detalhes das manifestações de Aécio você encontra em reportagem que retirei da versão online d’O Estado de São Paulo. Confira:
“Aécio diz que chance de ser vice de Serra é ‘zero’…
… O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, reiterou nesta segunda-feira, 18, que não será vice de Serra nas eleições presidenciais. Para Aécio, as chances compor a chapa do PSDB ao lado do governador de São Paulo são “zero”.
Em entrevista concedida ao portal Terra, o governador mineiro falou sobre os motivos que o levam a preferir uma vaga no Senado à vaga de vice e criticou o governo federal, dando uma prévia do tom que deve usar durante a campanha eleitoral.
Aécio disse que a chapa puro-sangue, que seria composta por ele e pelo governador de São Paulo, José Serra, “não é adequada para vencer as eleições” no Brasil. “O quadro partidário brasileiro é extremamente plural”, explicou o mineiro, para quem o PSDB precisa “absorver outras forças políticas” para ter mais peso nacional…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
o Aécio é, na minha opinião, o melhor governador em atividade no momento. Seria o grande nome do PSDB e da oposição para derrubar o Lula, a Dilma, e a força do governo mais popular que o Brasil já teve. Como o PSDB não enxerga isso, e acham que o FHC é o único que entende de política no Brasil, abriram mão de uma vitória quase certa só para satisfazer o FHC e o Serra. O Aécio, que não é burro, não vai entrar neste barco furado. Vai assistir de camarote e ainda fica por cima, podendo, depois da queda do Serra, fazer seus acordos com a Dilma.