HistóriaMemóriaPrefeitura

55 ANOS. A memória de Santa Maria guardada no Arquivo Histórico. Vem aí uma semana para lembrar

Acervo com muito da história da comuna. Isso, e bem mais, pode ser encontrado no AHM
Acervo com muito da história da comuna. Isso, e bem mais, pode ser encontrado no AHM

Uma semana inteira de atividades. Sim, vale a pena. É para lembrar os 55 anos do Arquivo Histórico Municipal, que traz muito da memória de Santa Maria,com seu acervo documental -que abrange o period 1868/1975 -, com seus jornais e revistas desde 1853, o acervo fotográrico e uma Mapoteca, entre outras possibilidades ali encontradas.

Para saber mais da Semana, que começa na próxima segunda-feira, e outras informações acerca do evento e do próprio Arquivo, confira material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Vera Jacques, com foto (de arquivo) de João Vilnei. A seguir:

Arquivo Histórico Municipal: 55 anos de atividades celebrados com programação especial. Confira

O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM) foi fundado em 22 de dezembro de 1958. E para comemorar os 55 anos do local que guarda a memória do município a Prefeitura de Santa Maria, em conjunto com a Associação dos Amigos do Arquivo Histórico de Santa Maria (Amarqhist), realiza uma semana de atividades alusivas à data, de 2 a 6 de dezembro. A abertura oficial da programação, com lançamento do site e do selo comemorativo, será no dia 2, às 19h30, na sede do Arquivo Municipal, localizado na Rua Appel, 900, no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr.

Um dos principais eventos da semana é o IV Encontro dos Pesquisadores do AHMSM, que será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, na sede do AHMSM. A palestra de abertura será no dia 3, às 14h, e a apresentação dos trabalhos inicia no mesmo dia, das 15h30 às 20h (confira a programação completa). O encontro é realizado anualmente com o objetivo de divulgar as pesquisas que são realizadas com base no acervo do Arquivo. Além disso, segundo a diretora do Arquivo, Daniéle Xavier Calil, é um momento para troca de experiências entre os pesquisadores.

A diretora explica que o encontro é realizado desde 2010 e a cada edição tem mais participantes O público-alvo é constituído basicamente de alunos de graduação e de pós-graduação dos cursos de Arquivologia, História, Ciências Sociais, entre outros. A participação pode se dar de duas formas, como ouvinte ou como comunicador. Os participantes…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo