LUNETA ELETRÔNICA. O dia da Ebserh?, palestinos, Responsabilidade Social, estágios, Em dia com SM…
* Começa daqui a pouco, às 8 e meia, no prédio da Reitoria, no Campus, talvez a mais importante reunião do Conselho Universitário neste ano.
* Os conselheiros vão decidir a adesão ou não da UFSM à empresa pública gestora dos hospitais universitários, a EBSERH. A tendência é de aprovação. Inclusive por uma boa margem de votos.
* Agora, que não se diga faltar combatividade aos contrários – sobretudo ou especialmente os sindicatos dos docentes e dos técnico-administrativos da instituição.
* Sob a liderança da Sedufsm, os sindicalistas fizeram uma série de atos e dispenderam inclusive muitos recursos financeiros para bancar a campanha que teve até anúncios publicitários na mídia tradicional.
* Os defensores da adesão contam, inclusive, com a informação de que, enfim, haverá a contratação de pelo menos 900 funcionários para o HUSM. Aguardemos.
* Nesta sexta, após série de atividades, em São Gabriel, os deputados Valdeci Oliveira(PT) e José Sperotto (PTB) fazem visita as obras do Hospital Regional.
* O deputado Sperotto quer conhecer de perto o projeto para dar início a uma mobilização para construção de uma unidade hospitalar em Guaíba.
* Nesta sexta, a partir das 7 da noite, acontece, no plenário da Câmara de Vereadores, a palestra de Abdel Rahman Atallah Abed Admad, presidente da Sociedade Palestina de Santa Maria.
* O evento (para o qual o próprio Admad fez o convite, na Tribuna Livre desta quinta) é alusivo ao Dia Internacional da Solidariedade Palestina.
* Aliás, na sessão da tarde passada, destaque também para o Expediente Nobre, em que o vereador Marcelo Bisogno prestou homenagem aos 75 anos do Núcleo de Escoteiros do Círculo Operário, chamado Henrique Dias.
* Nos debates, entre os destaques (para conferir tudo, clique AQUI), as fortes críticas feitas à Prefeitura, mais exatamente à secretaria de Infraestrutura.
* Curiosamente (embora não seja mais novidade) um dos mais ferinos foi um governista, o edil João Carlos Maciel, do PMDB, partido do secretário Tubias Calil. Outro forte critico foi o tucano Admar Pozzobom.
* Esta sexta, e só até 1 da tarde, é o último dia para os devedores da Prefeitura aderirem ao programa “Em dia com Santa Maria”.
* Quem não se acertar com o erário da comuna, estará sujeito, já a partir da próxima segunda-feira, segundo ANUNCIOU o município, a ver seu nome nos institutos de crédito (SPC e Serasa) ou ter o título protestado.
* Também termina nesta sexta outro prazo. É o das inscrições para o processo seletivo que vai preencher 24 vagas de nível médio, técnico e superior, na Câmara de Vereadores.
* As vagas de nível superior são destinadas a estudantes dos cursos de Administração, Arquivologia, Contábeis, Ciências da Computação ou Sistemas de Informação, Direito, Letras, Jornalismo e Relações Públicas.
* Já as nível técnico podem ser feitas por estudantes de Administração e Eletrotécnica. Quer saber como proceder? Clique AQUI e leia nota da assessoria de imprensa da Câmara.
* As escolas municipais Pão dos Pobres Santo Antônio e o Centro de Educação Infantil Casa da Criança receberam menção honrosa, nesta quinta-feira.
* Por quê? Por terem participado do Programa Consultoria para Educação de Qualidade do SESI-RS. A entrega aconteceu no Centro de Eventos da FIERGS, na capital.
* Além de docentes, estiveram presentes as gestoras das duas escolas: Carla Raquel da Luz de Gregori (Pão dos Pobres) e Rossonia Marini Serafini (Casa da Criança).
Chico Xavier revira-se no túmulo.
Valdeci está em todas. Vamos ver se os outros pré-candidatos da região recebem o mesmo destaque.
Câmara de vereadores: faltou a palavra mágica “estagiários”.