CidadaniaEstadoPolítica

ESTADO. Santa-mariense está entre os 15 gaúchos que receberam, ontem, o “Prêmio Direitos Humanos”

Uma dezena e meia de agraciados, inclusive a ex-secretária de Políticas para as Mulheres
Uma dezena e meia de agraciados, inclusive a ex-secretária de Políticas para as Mulheres

A santa-mariense Carmem Maria Andrade (na categoria Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa) foi uma das 15 pessoas e/ou organizações agraciada com o prêmio Direitos Humanos, oferecido pela secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos e a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. A entrega aconteceu ontem, na capital.

Para saber mais sobre o prêmio, e também conhecer a relação dos demais distinguidos, confira material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da SJDH. O texto é de Priscila Abrantes, com foto de Gabriel Gabardo. A seguir:

 “Prêmio Direitos Humanos – Representante de Santa Maria é agraciada

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado nessa terça-feira (10), foi encerrado em Porto Alegre com uma emocionante solenidade de entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos. Reeditado no ano passado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado e a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa, o prêmio condecorou pessoas, entidades e órgãos que defendem a promoção e a garantia dos direitos de todos os cidadãos no Hotel Embaixador. Ao final, 15 foram os agraciados com os troféus, pois a comissão julgadora decidiu premiar dois indicados nas categorias de Direito à Memória e à Verdade e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Um dos pontos mais emocionantes da noite foi a homenagem a Nelson Mandela, líder e ex-presidente sul-africano morto na semana passada. Um vídeo com a declamação do poema Mandela Day foi apresentado antes do início da solenidade. A premiação da ex-secretária de Políticas para Mulheres, Márcia Santana, que faleceu em março deste ano, como destaque na categoria Promoção dos Direitos das Mulheres também deixou os convidados com os olhos marejados. “Esse prêmio eu dedico aos meus pais pela criação que nos deram e ao meu irmão que sabe que a Márcia dedicou sua vida pela igualdade”, disse a irmã da ex-secretária, Priscila Santana, que recebeu o prêmio em seu lugar. 

Na abertura do evento, o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, agradeceu a parceria da CCDH da Assembleia e as 109 indicações de personalidades e entidades para o prêmio. “Isso mostra a qualidade dos trabalhos que temos no Rio Grande do Sul e nos dá energia para continuar junto com vocês”, afirmou. 

Presidente da CCDH, o deputado estadual Jeferson Fernandes também elogiou o trabalho de tantas pessoas na luta pelos direitos humanos. “Já faz 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e ainda temos muito a andar nesta luta que é da paz contra a violência e da tolerância contra a intolerância”, disse ele. 

Organizadora do prêmio, a diretora de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH, Tâmara Biolo Soares, falou que a solenidade era o encontro de pessoas do bem, independente da causa pela que lutam. “Vocês são pessoas que dedicam seu tempo a uma causa, o amor ao ser humano. Essa festa é dedicada a vocês, independente de ganhadores, mas todos aqueles que trabalham pelos excluídos”. 

Em nome da comissão que julgou os projetos indicados, o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público, Miguel Velasquez, lembrou como foi feita a Declaração Universal dos Direitos Humanos e falou da dificuldade da comissão em escolher, entre tantos trabalhos bons, o que esse ano representou o melhor. “Gostaria de agradecer à SJDH e a todos que mandaram projetos. Todos vocês têm um pouco de Nelson Mandela. Há esperanças na humanidade, não há porque descrer do ser humano. Somos pessoas do bem”, finalizou Velasquez. 

Confira os premiados em cada categoria 

Defesa dos Direitos Humanos: 
Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul 

Promoção dos Direitos Humanos: 
Faculdades EST 

Direito à Memória e à Verdade: 
Antonio Cunha Losada
Comitê Carlos de Ré 

Garantia dos Direitos da População LGBT: 
Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual 

Garantia dos Direitos da População Negra: 
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) – Correio Negros 

Garantia dos Direitos dos Povos Indígenas: 
Secretaria Adjunta dos Povos Indígenas e Direitos Específicos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre (Sapide/SMDH/PMPA) 

Garantia dos Direitos da Juventude: 
Rafael Diogo dos Santos 

Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente: 
Mariza Silveira Alberton
Fundação Projeto Pescar 

Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa: 
Carmen Maria Andrade 

Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência: 
Kinder – Centro de Integração da Criança Especial 

Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania de Egressos do Sistema Prisional e Socioeducativo: 
Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) 

Divulgação dos Direitos Humanos: 
Jornal Estado de Direito Comunicação Social Ltda 

Promoção dos Direitos das Mulheres: 
Márcia Santana”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo