É assim com todos os países-sede de Copa do Mundo e não será diferente em 2014. Só que, agora, os protagonistas somos nós. O Brasil é o destino turístico do ano. E para cá acorrerão centenas de milhares de visitantes. Sobre isso, e como estamos (ou não) preparados, vale conferir a excelente reportagem de Carla Jiménez, publicada na versão brasileira do jornal espanho El País. Acompanhe:
“Brasil, destino turístico de 2014
O Brasil nunca esteve tão exposto ao mundo como em 2013. Dos problemas com o planejamento para a Copa do Mundo e o custo exagerado das obras, aos protestos de junho que tomaram todo o território nacional, o país ficou no centro das atenções mundiais. Até o decote da apresentadora Fernanda Lima, durante o sorteio dos jogos para o Mundial, foi notícia mundo afora. Em 2014 não será diferente. Somos a “bola da vez” para alguns veículos internacionais, como o guia Lonely Planet e a rede CNN, que já elegeram o Brasil o destino preferido de 2014. A paixão por futebol no país pentacampeão explica essa curiosidade.
Trata-se de uma responsabilidade grande, que pode chamar mais ou menos turistas para os Jogos Olímpicos de 2016. Os estádios, em si, devem ficar prontos nas 12 cidades sedes, assim como a infraestrutura aeroportuária promete estar à altura do que for necessário na ocasião.
Haverá problemas? Talvez. Os projetos de mobilidade urbana andaram pouco ou quase nada, mas os feriados em dias de jogo devem facilitar a tarefa de quem precisa se deslocar.
As experiências com o Carnaval no Rio de Janeiro, que recebe turistas do mundo todo anualmente, ou o revellion no Rio, que recebe mais de 2 milhões de pessoas, é um ótimo referencial…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.