PASSAGENS. Prefeito Cezar Schirmer vai ao TCE solicitar auditagem na planilha do transporte coletivo
POR MAIQUEL ROSAURO
O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, irá solicitar ao Tribunal de Contas do Estado uma auditagem na metodologia utilizada para compor os custos do transporte coletivo. O objetivo é chegar a um valor justo da tarifa. Leia abaixo no texto de André Campos, da Secretaria de Relações de Governo e Comunicação:
Por maior transparência, Schirmer vai ao TCE para auditar a planilha do transporte coletivo
Permitir a participação do cidadão por meio do acompanhamento e fiscalização da gestão pública tem sido uma prática administrativa destacada no governo de Cezar Schirmer. Tanto pelo dever do gestor, quanto pelo direito do cidadão, a Prefeitura tem disponibilizado à comunidade, de forma objetiva e clara, todas as informações sobre a gestão fiscal do município. Esse senso se consolida com o projeto de lei nº 8.100, de autoria do Executivo, da criação da Controladoria e Auditoria Geral do Município (CAGEM) que aguarda a abertura do ano legislativo para discussão.
Agora, como continuidade à abertura ao acompanhamento das políticas de governo, o prefeito Schirmer vai Solicitar, na próxima semana, ao Tribunal de Contas do Estado uma auditagem na metodologia utilizada para levantar os dados que servem de base para compor os custos do transporte coletivo e, por consequência, estimar o valor da tarifa de ônibus urbano de Santa Maria. O chefe do Executivo entende que o TCE, como órgão fiscalizador das contas públicas, pode aferir legalidade e credibilidade ao objetivo de alcançar um valor justo à tarifa, somado às demais iniciativas de oferecer um transporte coletivo adequado e eficiente à necessidade dos usuários.
Nessa linha, instrumentos como a ouvidoria do município e o sistema de informação ao cidadão já estão disponibilizados na página oficial da administração (www.santamaria.rs.gov.br/portaldatransparencia) e permitem acesso direto nas seções de receita, despesa, execução orçamentária e financeira, quadro funcional, folha de pagamento, faixas salariais, servidores adidos e cedidos, relação de servidores providos em Cargos em Comissão – CCs e Funções Gratificadas – FGs, estagiários, diárias e passagens, etc.. Além de custos operacionais como água, luz e telefones.
O TCE deveria cobrar a licitação, isso sim, aproveitando o pedido do Reizinho
Faltou destacar o abandono dos Conselhos Municipais.