Amargo silêncio – por Carlos Costabeber
27 de janeiro! O dia que entrou para a história de Santa Maria e do Mundo, pela maior tragédia humana de nossas vidas. Até mesmo as próximas gerações ficarão marcadas por esse CRIME BRUTAL cometido contra tantos jovens.
Hoje, Santa Maria voltará aos noticiários do mundo inteiro. Infelizmente, para lembrar que em nossa amada terra ocorreu uma tragédia de dimensões inimagináveis.
Mas uma pergunta, em centenas de idiomas ao redor da Terra, ficará sem resposta: OS RESPONSÁVEIS POR 242 HOMICIDIOS FORAM JULGADOS E PRESOS ? Passado um ano, quem são essas pessoas e entes públicos? Foram julgados e processados? Que pena coube a cada um?
Infelizmente ainda é muito cedo para termos essas respostas. Ainda convivemos com hipóteses, versões e uma infinidade de fatos e informações.
Por isso, só restará no final desse dia, um AMARGO SILÊNCIO.
De nada adianta os familiares e a sociedade esperar celeridade da Justiça, pois é um caso por demais complexo. E os trâmites legais no Brasil levam, ao natural, muito tempo para ser resolvidos. Mas a imprensa internacional estará sempre nos cobrando, não interessando o tempo que o processo vá demorar.
Mas a morte de 242 jovens e mais de 600 feridos irá deixar um legado para toda a humanidade. O mundo inteiro passou a tomar iniciativas visando aperfeiçoar a tecnologia de segurança, e a legislação envolvendo locais públicos. E, no Brasil, onde a negligência e a impunidade beiram o absurdo, e onde cada Estado adota normas e procedimentos próprios, tudo começou a mudar.
E os empresários de noite e promotores de eventos passaram a levar em conta o risco de qualquer eventualidade. Felizmente, a ganância por dinheiro fácil e o desprezo por normas mínimas de segurança de alguns cedeu lugar a uma gestão preventiva e responsável .
É incrível a mudança de atitude que está ocorrendo! A começar pelas autoridades e empresários, passando pela atuação do Corpo de Bombeiros. Esses últimos estão sendo cobrados pela sociedade e pela imprensa, até porque se trata de uma Força qualificada e prestigiada para essa delicada função.
Mas enquanto se cobra a pronta ação preventiva dos bombeiros, pelo menos aqui no Rio Grande do Sul, é uma Força que sofre com a absoluta falta de equipamentos modernos e adequados às suas mais variadas missões. E é até uma dicotomia, pois os maiores fabricantes de veículos de combate ao fogo do Brasil estão sediados aqui no Estado.
Então, os governantes gaúchos não devem só se preocupar com uma legislação mais abrangente e com previsão de penas mais rigorosas. Nossas guarnições de bombeiros devem ser reequipadas com urgência, e seus efetivos treinados dentro das novas tecnologias disponíveis. Outro caso recente de incêndio no Mercado Público de Porto Alegre mostrou o quanto nossos bombeiros sofrem com a falta de equipamentos, tanto em qualidade como em quantidade.
Fica, pois, um consolo para essa tragédia: os jovens que perderam a vida na Kiss deixaram um legado para a Humanidade. Um legado que privilegia a máxima segurança. Milhares de pessoas no mundo todo deixarão de perder a vida, em razão das duras lições aqui aprendidas. Pelo menos esse é um prêmio para o nosso AMARGO SILÊNCIO.
Definições claras, verdadeiras, com formatação, resumida do artigo.
“CRIME BRUTAL”
“OS RESPONSÁVEIS POR 242 HOMICIDIOS FORAM JULGADOS E PRESOS?”
Sexta-feira passada incendiou um lar para idosos no Canadá. Calcula-se que morreram 30 pessoas, embora não confirmado o número.
Penso que além da atenção para as normas de segurança, deveria este amargo silêncio, refletir na falta de seriedade dos gestores públicos. Diariamente matam pessoas, em uma semana matam mais que na tragédia da kiss, tudo isso silenciosamente na falta de ética para com o próximo, motivado pelo pelo vil egoísmo. Oportunidade para muitos despertarem da hipocrisia que vivemos.