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POLÍTICA. Um terço dos congressistas fora das redes sociais. Já em Santa Maria, quem concorre está dentro

O deputado federal Paulo Pimenta é um pioneiro no Twitter, onde tem 19,4 mil seguidores. Está bem à frente dos outros principais políticos santa-marienses com conta nesta rede social: Fabiano Pereira (5 mil), Valdeci Oliveira (2,6 mil), Jorge Pozzobom (1,8 mil) e Helen Cabral (1,6 mil). Todos eles concorrem em outubro e se aparelham na internet.

Há outros candidatos presentes no Twitter, mas tem escassos seguidores ou nem mesmo utilizam a rede. Como também está com uma conta o prefeito Cezar Schirmer, que tem mil seguidores mas não a atualiza desde 15 de janeiro de 2013.

No Feicebuqui todos os que concorrem em outubro têm presença ativa, em maior ou menor grau. E aí o Twitter é também uma das portas de entrada. Resumindo: Santa Maria, especialmente entre os mais cotados, faz da internet em geral (e das redes sociais em particular) um instrumento importante de comunicação com seu público/eleitorado.

Essa, porém, não é norma nacional. Ao contrário, um terço dos congressistas simplesmente ignora a grande rede, como você pode verificar em excelente material publicado pelo jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo e do portal Universo Online. A seguir:

Pimenta é um pioneiro nas redes sociais. E colhe os resultados. Mas não é o único, na cidade
Pimenta é um pioneiro nas redes sociais. E colhe os resultados. Mas não é o único, na cidade

163 deputados e senadores desprezam redes sociais

Pesquisa realizada pela agência Medialogue sobre a atividade dos 594 congressistas brasileiros na internet e redes sociais concluiu que 163 deles (27%) estão ausentes do universo digital.

Entre os reprovados há figuras conhecidas do Congresso, oriundos de Estados e partidos diversos, como os senadores Alfredo Nascimento (PR-AM), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), Miro Teixeira (Pros-RJ), Inocêncio Oliveira (PR-PE) e Jaqueline Roriz (PMN-DF).

Para chegar a essa conclusão, a Medialogue vasculhou os sites e perfis em redes sociais dos 513 deputados e 81 senadores, atribuindo notas de 0 a 10 em 5 quesitos: presença (sites, blogs e perfis operantes), influência (ranking das páginas), interatividade (espaço para manifestação de eleitores e tempo de resposta a e-mails), multimídia (uso de vídeos, fotos e áudios) e audiência (número de seguidores e visualizações). Quem teve nota média igual ou menor a 2 foi considerado ausente da internet.

A desatenção desses políticos com o meio digital vai contra a tendência de os eleitores usarem cada vez mais as redes sociais e sites para acompanhar os deputados e senadores. Em 2 anos, o número de seguidores de congressistas brasileiros no Twitter e no Facebook saltou de 3,2 para 9 milhões –alta de 162%…”

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3 Comentários

  1. O PT e o PMDB já eram,não venham aqui ronca grosso,o Schirmer foi tudo de ruim que poderia acontecer mas o PT que governou tambem por 8 anoooooooooosssssssss,tá louco ,nunca mais tambem,me poupem por favor.

  2. Ontem um seguidor do site, criticou um vereador que a anos a traz disse que tinha que trazer uns três gringos de Caxias para a cidade crescer, e tinha razão este edil pois aqui se não fosse o Dep. Pimenta o que tinha de obras em nossa cidade, faz cinco anos que essa administração não faz nada mais nada mesmo, desafio a essa administração a me provar ao contrario, claro que quem votou neles estão satisfeito pois são do time que quanto pior melhor.

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