A tecnologia vai aproximar Santa Maria do mundo – por Carlos Costabeber
Apesar de jurássico, tenho na informática e na internet excelentes ferramentas de negócios. Por isso, mesmo com toda a dificuldade, procuro orientação para não perder as novas oportunidades que estão surgindo.
Por isso fiquei maravilhado ao conversar com o meu ex-aluno, Tadany Cargnin dos Santos, que trabalha no exterior desde que se formou em Administração, há 15 anos. Atualmente ele trabalha na IBM da India, onde mora há 6 anos.
Se por um lado me entusiasmei com o desenvolvimento tecnológico nas áreas da informação, por outro, fiquei desencantado com o atraso do Brasil. Cada vez mais, estamos sumindo do retrovisor dos países do 1º mundo. Enquanto estamos tentando sair da era analógica, os outros navegam inteiramente na era digital.
Mas, nas conversas com o Tadany, me perguntei: por que não aproveitarmos a inteligência de nossos ex-alunos que trabalham no exterior ? Como a tecnologia acabou com as fronteiras e as distâncias físicas, por que não estimulamos parcerias entre nossos universitários da área tecnológica, com os profissionais “santa-marienses” que atuam lá fora ?
Encaminhei o Tadany para uma conversa preliminar com a Prof. Nilza Zampieri, Presidente do Tecnoparque, para se estudar a viabilidade desse tipo de iniciativa.
Os primeiros passos deverão ser dados de forma experimental, pois o momento é o mais propício possível. Afinal, a criação do Tecnoparque é a nossa grande esperança na busca do desenvolvimento de produtos e serviços de ponta – para o Brasil e para o mundo.
Além disso, mais e mais noticias estão vindo da área militar, que tornarão Santa Maria o mais importante centro de novas tecnologias do Exército e da Força Aérea. As oportunidades estão caindo no nosso colo.
Parece que finalmente a cidade entrou no radar dos investimentos. Mas não podemos desperdiçar novas oportunidades, como o envolvimento dos talentos que exportamos para o mundo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.