PONTO DE VISTA. Números da produção industrial brasileira podem ser bons ou não. Você escolhe
Saíram do forno do IBGE os números da produção industrial brasileira do mês de julho. Constatou-se, nas regiões pesquisadas, um aumento em relação ao mês anterior. Isso é bom? Sim. Mas se você voltar no tempo, perceberá um desastre. O que é ruim. Atenção: o crescimento, no entanto, aparenta ser consistente – embora não em todas as regiões.
Resumo da ópera: você escolhe o dado que preferir, seja ele o otimista ou pessimista. Ou de acordo com sua posição ideológica. Afinal, verdade não existe, como estamos cansados de reafirmar por aqui. Sugiro dar uma olhada, a propósito, nos dados mais recentes da indústria nativa, em reportagem distribuída pela Agência Brasil. O texto é assinado pela jornalista Thais Leitão. A seguir:
“Produção industrial cresce em dez das 14 regiões pesquisadas em julho
A produção da indústria brasileira subiu em julho em relação ao mês anterior em dez das 14 áreas pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As principais altas foram observadas no Paraná (15,3%), no Espírito Santo (8,9%), em Goiás (6,0%) e no Amazonas (3,6%), que tiveram crescimento acima da média nacional relativa ao mesmo período do ano passado (2,2%).
Dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Regional, divulgados hoje (3) pelo IBGE, revelam que também houve expansão na produção do Rio de Janeiro e de Minas Gerais (ambos com alta de 1,8%), de São Paulo (1,4%), do Rio Grande do Sul (1,1%), do Ceará (0,9%) e de Santa Catarina (0,8%).
As áreas onde houve queda na atividade fabril foram a Bahia (-6,0%), a Região Nordeste (-3,5%), Pernambuco (-1,5%) e o Pará (-1,0%)…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.