EducaçãoUFSM

UFSM. Burmann não descarta nova discussão sobre o vestibular: “daqui a 15 dias, um mês, 60, dois anos…”

Burmann e o fim do vestibular: “Não é qualquer decisão que pode ser revertida em qualquer tempo”
Burmann e o fim do vestibular: “Não é qualquer decisão que pode ser revertida em qualquer tempo”

Tirante o assédio do primeiro dia, ainda na tarde de quinta-feira, é preciso que se diga: pelo menos até onde foi possível notar, a palavra do reitor da UFSM, Paulo Burmann, ficou em segundo plano no mundo midiático. Talvez fosse o caso, porém, de prestar atenção ao que ele disse no dia seguinte.

Uma entrevista coletiva aconteceu – com destaque escasso no final de semana, até onde foi possível perceber. Mas, o que disse o comandante da instituição, aos jornalistas que apareceram? Um trecho você encontra aqui, no material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. A foto é do Feicebuqui. A seguir:

Reitor responde a questionamentos sobre adesão ao Sisu em entrevista coletiva

Uma seleção dos principais trechos da entrevista coletiva do reitor pode ser conferida abaixo, na ordem em que os assuntos surgiram na ocasião:

Como surgiu a proposta de aderir 100% ao Sisu

“A princípio qualquer proposta apresentada no plenário do Cepe pode ser levantada durante os debates sobre o tema. A proposta que a Administração Central encaminhou para este conselho teve um parecer contrário.”

“O debate estava aberto, esteve aberto sempre. Todas as possibilidades, de 10%, de 20%, de 30%, de 50% ou de 100% sempre foram uma possibilidade. “

Sobre a reversibilidade da decisão

“Se tivermos algum argumento muito consistente, é possível que o conselho volte a discutir. Tem que haver alguma justificativa e uma demanda grande por esta discussão.”

“Não é qualquer decisão que pode ser revertida em qualquer tempo. Esta é uma decisão que a instituição adotou a partir do Cepe. Deve haver um fato muito novo para que este assunto volte à pauta daqui a 15 dias, daqui a um mês, daqui a 60 dias, daqui a dois anos, três anos ou um ano.”

Sobre a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

“O Enem é um processo compulsório para todos os estudantes do ensino médio. Afora isso, se nenhuma mudança tivesse acontecido, a universidade tinha no seu projeto de vestibular a utilização de 20% das notas do Enem. Portanto, isto não é novidade.”

“Há 20 dias, foi divulgado no site da Coperves e no site da universidade um alerta para os estudantes/candidatos que iria abrir o processo de inscrição para o Enem e que todos precisariam dessa nota. Neste sentido, nós estamos entendendo que todos estavam conscientes. Até porque o período de inscrição do Enem foi notícia nacional.,.”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Teu comentário é pontual, verdadeiro, não esquecendo do recente Crime, da falta de atitude, ganancia e troca de favores.
    Ignez Andrade

  2. Empresários, chega de se encostarem na UFSM! Ela é de nível nacional, com verba federal, não queiram reinar sobre sua Autonomia Universitária! Tirem os cotovelos do balcão e inovem, criem eventos turísticos, seminários de empreendedorismo, desenvolvimento sustentável, ecoturismo, direitos humanos, baseados no potencial educativo da cidade e em sua juventude renovadora, infelizmente ceifada recentemente pela ganância de alguns.

  3. Sim. E ano que vem um asteróide pode atingir a terra e todos os nossos problemas estão resolvidos.
    Reunião, no Brasil, serve para chancelar uma decisão já tomada. É ato simbólico, teatro. Exceto o caso de inabilidade política. Como diria o Baiano: "O papo tem que ser reto..".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo