Não obstante as dificuldades de natureza legal – como você já leu AQUI, dias atrás – seguem as reuniões entre as diversas categorias da Universidade Federal de Santa Maria, interessadas no processo e consoante promessa eleitoral do reitor Paulo Burmann.
Aliás, no encontro ocorrido ontem, no Campus, o próprio Burmann compareceu. Algumas definições foram tomadas, como você confere no material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes. O texto e a foto são de Fritz R. Nunes. A seguir:
“Burmann participa de reunião sobre Estatuinte…
… O professor Paulo Burmann, reitor da Ufsm, esteve na manhã desta terça, 27, na reunião das entidades que discute o processo estatuinte na instituição. O encontro, mais uma vez, aconteceu em sala anexa ao Salão Imembuy, no prédio da Administração Central. Burmann reiterou o compromisso da atual gestão com a realização de um processo que refaça o estatuto da instituição, conforme difundiu em sua campanha à reitoria.
Na reunião desta terça, em que participaram os professores Rondon de Castro e Gianfábio Franco, pela Sedufsm, Felipe Costa (DCE), Maria Weber (Atens), Caio César Gomes e professor Clovis Guterres (ambos pela Reitoria), ficou definido que a palestra com o vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antonio Inácio Andreoli, acontecerá na segunda, 16 de junho. O tema da exposição será “Concepção de universidade”, e esta deverá ocorrer, provavelmente, no turno da tarde, e ser transmitida pelo sistema Multiweb (internet). Apenas o local da palestra ainda está pendente, mas em provável que ocorra no prédio 67…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
A UFSM é uma incógnita. Muitos enchem a boca falando no 1 bilhão do orçamento. Olhando mais de perto nota-se que o valor tem mais a ver com a soma dos valores do hospital e da universidade. Mais, uns 250 milhões são valores pagos a inativos. Ainda, uns 20 milhões são precatórios. É muito, mas não é tudo isto. Nem todos os inativos estão na cidade, é um estudo a ser feito.
E existem assuntos mais importantes que a política universitária. A pós-graduação em algumas áreas (comunicação, história, educação, letras)tem o mesmo nível (em alguns casos nível inferior) do que algumas particulares(exemplo:unisinos). Graduação? No último ranking da América Latina ficou em 94°lugar (nota:50,7). A PUCRS ficou em 38° lugar (nota: 72,5) e a UFRGS em 10° (nota: 87,3). Detalhe: nota 100 é a PUC de Santiago no Chile. Que no ranking mundial está em 166° lugar, com nota 57. E sempre vai aparecer o argumento "corrida que estamos perdendo não vale" ou "ensino não é competição".
E a UFFS da palestra? É uma universidade que tem a "agricultura familiar como um setor estruturador e dinamizador do processo de desenvolvimento" e que tem como premissa a "a superação da matriz produtiva existente". Daí pode-se supor o rumo da estatuinte.