O desafio de abrir uma empresa em Santa Maria – por Carlos Costabeber
Hoje em dia existe uma oferta maior do que a demanda, em quase tudo. Com isso, a concorrência é cada vez mais acirrada e a mortandade de empresas é cada vez maior. A globalização da economia, a comunicação instantânea e multifacetada e o acesso a novas tecnologias estão desenhando um mundo diferente para os negócios. E se não bastasse tudo isso, o Brasil passou a sentir os efeitos da ressaca econômica.
Em cima desse cenário, fica a pergunta: agora é hora de investir em um novo negócio em Santa Maria ?
Tudo indica que o momento exige cuidados redobrados, mesmo sabendo que a cidade oferece inúmeras oportunidades, e tem uma classe média/alta em crescimento e com bom poder de consumo. Mas não esqueçam que, apesar de interioranos, somos cada vez mais cosmopolitas
Um segmento que está em franca expansão é o das franquias. E atrativos não faltam, pois existe uma cesta de opções cada vez maior, incluindo a presença de indústrias com redes próprias de varejo.
Mas, mesmo assim, os pequenos e médios empreendedores devem estar atentos para não “se apaixonarem de cara” com essas oportunidades. A falta de conhecimento e de experiência do empreendedor pode levar ao insucesso.
Pela minha experiência, são os seguintes os cuidados que devem ser levados em consideração:
(1) Qual a taxa de adesão exigida pelos franqueadores? Via de regra são valores elevados e que podem comprometer o sucesso da operação.
(2) Muita atenção para os compromissos de compra, (“mix”, custo das mercadorias e quantidades exigidas pelos fornecedores).
(3) Calcular bem o impacto dos percentuais exigidos como marketing cooperativado. Muitas vezes esse custo pode não ser coberto pela futura margem de lucro.
(4) As instalações exigidas, identificação, mobiliário, decoração, treinamento e uniformes são um investimento inicial elevado.
(5) A localização é uma decisão fundamental e de alto risco! Claro que o aluguel nos melhores “pontos” é sempre muito caro, como nos shoppings center e nas áreas comerciais importantes.
(6) O marketing é estratégico para o sucesso, pois é impossível se lançar um novo produto/serviço sem “comunicar” a sua existência aos olhos e ouvidos dos consumidores. É comum se cometer o erro de economizar em propaganda, contando apenas com o “boca-a-boca”.
(7) Os preços ao consumidor necessariamente devem ser coerentes em relação ao poder aquisitivo e aos praticados pela concorrência.
Fica pois, esse meu “pequeno manual” de sobrevivência para os empreendedores que desejam abrir um negócio em Santa Maria. Pessoalmente torço para que dêem certo ! Por isso, fico a disposição, de forma desinteressada, para tentar ajudar na tomada dessa crucial decisão. O conhecimento das reais características do nosso mercado é fundamental para reduzir ao máximo as chances de fracasso.
Tenham sucesso e uma boa semana!
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