AMBIENTE. Em defesa do Bioma, UFSM e Governos debatem a instalação, na cidade, do Instituto Pampa
O material não precisa a data, mas o editor presume que tenha acontecido na sexta-feira, quando o secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit), Cleber Prodanov, esteve em Santa Maria para uma série de contatos – inclusive como Exército, como o sítio NOTICIOU na manhã de domingo.
Mas o mais importante, meeesmo, é a reunião – qualquer que tenha sido o dia – entre o secretário e a reitoria da UFSM. E o tema: a preservação do Bioma Pampa que, só para oferecer um dado, tem uma fauna fantástica, com quase 500 espécies de aves. Para saber mais, confira o material disponível no sítio do Governo do Estado. A reportagem é de Guérula Viero (com informações do Ministério do Meio Ambiente) e foto de Divulgação. A seguir:
“Secretaria da Ciência e UFSM elaboram projeto para instalação do Instituto Pampa em Santa Maria
A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit) e a Universidade de Santa Maria uniram-se para elaborar um projeto do Instituto do Pampa. A ideia é estabelecer parcerias para instalação de uma unidade em Santa Maria, que possibilite ampliar as pesquisas para a preservação do Bioma Pampa.
O titular da Scit, Cleber Prodanov, e o diretor administrativo, Gilmar Valadares, reuniram-se com o reitor Paulo Burmann, com o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Osvaldo Moraes, a diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs), Nadya Silveira, para definir as propostas ao documento. Após a elaboração, o projeto será apresentado ao MCTI para buscar recursos e viabilizar a instalação do Instituto em Santa Maria.
O Pampa é uma das áreas de campos temperados mais importantes do planeta. No Brasil, o Bioma está restrito ao Rio Grande do Sul, onde ocupa 178.243 km² – o que corresponde a 63% do território estadual e a 2,07% do território nacional…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Mais tosa de porco.