AssembleiaCongressoPolítica

POLÍTICA. Entidades locais dizem aos deputados o que querem deles. E os parlamentares se manifestam

Os deputados e as reivindicações da comunidade: eles ouviram. E deram o seu pitaco
Os deputados e as reivindicações da comunidade: eles ouviram. E deram o seu pitaco

Foram mais de duas horas de conversa, no início da noite desta sexta-feira, na Feisma. A promoção foi do jornal A Razão, mas contou com a parceria de várias outras organizações, inclusive a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e o Fórum das Entidades Empresariais.

Além da oportunidade de se manifestarem, houve, sobretudo, a chance de os deputados eleitos por Santa Maria (a exceção foi Paulo Pimenta, impedido de comparecer por compromissos em Brasília, a pedido da presidente Dilma Rousseff) ouvirem as reivindicações locais. Um bom resumo do que aconteceu você encontra no material publicado por A Razão neste final de semana. A foto é de Carolina Reichert. Confira:

Agora é com os nossos deputados

Os deputados federais e estaduais eleitos pela Região Centro assumiram, durante o Seminário Voto de Confiança – Encontro com os Deputados Eleitos pela nossa Região, promovido pelo jornal A Razão na noite sexta-feira, uma lista de compromissos que irão priorizar em seus mandatos. O Fórum de Entidades entregou aos parlamentares um documento com 61 itens que são considerados prioridades para Santa Maria e região. Sem tempo hábil para discutir cada um dos tópicos, o Fórum separou cinco questões essenciais para o desenvolvimento regional e cinco temas referentes à reforma política.

Dos seis parlamentares eleitos, cinco participaram do seminário, que foi realizado no Auditório do Pavilhão da Inovação, na Feisma. Estiveram presentes os deputados estaduais reeleitos Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB), com domicílio eleitoral em Santa Maria; os deputados estaduais estreantes Liziane Bayer (PSB), nascida em São Pedro do Sul, e Miguel Bianchini (PPL), vereador em Santiago. Também participou o deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que tem fortes relações com a cidade e a região. O deputado federal Paulo Pimenta (PT) foi representado por seu assessor, Sidinei Cardoso. Pimenta foi chamado para uma reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília, conseguiu voo para Porto Alegre, mas não chegaria a tempo em Santa Maria.

O evento contou com apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), do Fórum de Entidades Empresariais, da Rádio Santamariense e da TV Pampa.

Documento distribuído pelo Fórum de Entidades Empresariais de Santa Maria

Questões essenciais relativas ao desenvolvimento regional

1 – Início das obras de duplicação da Travessia Urbana

2- Conclusão da duplicação da RS-509 (Faixa Velha de Camobi)

3- Conclusão das obras, compra de equipamentos e início de operações do Hospital Regional

4 -Construção da BR-392, trecho entre Santa Maria e Santo Ângelo

Questões relativas à reforma política

1 – Um novo pacto federativo, equilibrado, devolvendo autonomia aos estados e municípios, pela maior participação na arrecadação tributária

2 – Fortalecimento dos partidos políticos e da democracia representativa

3- O Congresso Nacional deve recuperar o protagonismo legislativo

4 -Reforma partidária e eleitoral, incluindo o financiamento das campanhas

5 – A reforma política sob a responsabilidade do novo Congresso Nacional e a conveniência de consulta direta, decidida, ao final.

O discurso dos deputados

 “O segredo para fazer e manter o andamento de obras públicas é verificar a disponibilidade de recurso em caixa. Se há, o gestor precisa definir como utilizar esta verba. Se não há, é preciso arquitetar uma forma de obter recurso”, Nelson Marchezan Júnior (PSDB)

 “Há uma grande confusão dos cinco itens, só um deles, nós deputados, podemos fazer. Os outros quatro são do Executivo. No momento que estes assuntos eram do Legislativo, nós fizemos a nossa parte”, Jorge Pozzobom (PSDB)

 “Lógico que obras são demoradas. Quem já foi gestor sabe, eu fui prefeito por 8 anos. Nós garantimos o início das obras. Prefiro ser cobrado pela não conclusão. Se não estão prontas, quer dizer que, pelo menos, foram começadas”, Valdeci Oliveira (PT)

 “Estas são dúvidas que não vem de hoje e não vão ser decididas amanhã. O mandato começa em fevereiro, mas vou me inteirar mais sobre as necessidades da Região. Quero ser uma ponte para a comunidade e a Assembleia”, Liziane Bayer (PSB)

 “Quem passa por Santa Maria sabe da dificuldade que é nas estradas. Mas as obras já estão começando. Quero assumir o compromisso de concluir as obras em andamento e começar as que precisam ser começadas”, Miguel Bianchini (PPL)

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo