PartidosPrefeitura

PREFEITURA. Schirmer faz reunião com aliados. E ainda quer Cechim no secretariado

Está marcada para daqui a pouco, na manhã desta segunda-feira, uma reunião entre o prefeito Cezar Schirmer e os presidentes dos quatro partidos aliados. Desde os principais fiadores do consórcio governista, PMDB e PP, até os “primos pobres” da aliança, o DEM e o PSDB.

Ao trololó estão convidados os presidentes das quatro agremiações. Mas haverá pelo menos um desfalque. Segundo apurei, o presidente do PP, por um compromisso junto ao Diretório Regional, em Porto Alegre, estará ausente. Marcelo Dalla Corte deverá ser representado por Anderson Monteiro. Os demais confirmaram sua ida ao Centro Administrativo. Robson Zinn, do PMDB, Vilmar Seixas, do PSDB, e Rodrigo Menna Barreto, do DEM, conversarão com Schirmer. O assunto: o andamento do governo. Mas, pode acreditar, é pouco provável que a questão do secretariado seja incluída, a não ser protocolarmente.

O debate a respeito (na verdade, a decisão) tem a condução do prefeito, que deverá tratar individualmente do assunto com cada partido. Aliás, o DEM está fora dessa. Seu espaço é o atual. Mais nada. Com relação ao PSDB, o tema será discutido apenas entre Schirmer e Jorge Pozzobom – que deverá indicar seu substituto, na secretaria de Relações Institucionais.

O grande nó, na verdade, é a Saúde. Ao que foi possível constatar, o prefeito quer mesmo nomear o cardiologista Luiz Gustavo Thomé, diretor técnico da Casa de Saúde. E a contrapartida ao PP, que perderia a área, com a saída de José Farret, seria através da nomeação de Sérgio Cechin, o vereador, para a secretaria de Ação Comunitária, a ser implantada.

A questão toda é que o Partido Progressista, por sua direção e bancada, não quer. Cechin até estaria propenso – mas já foi (ou será) avisado de que, se aceitar, perderá todos os cargos que nomeou no Legislativo. São pelo menos 9. E, mesmo que os leve para a Prefeitura, a remuneração deles será menor. Tcham-tcham-tcham-tcham.

PALPITES CLAUDEMIRIANOS: de alguma maneira, Schirmer terá que compensar o PP, se quiser mesmo um nome seu para a Saúde. E não será com um vereador no 1° escalão. E, para também não deixar mal seu líder do governo, Cláudio Rosa (que sofreu um desgaste descomunal na defesa de propostas como a taxa da luz), é bastante provável que ele vire secretário de Esporte e etc, com o retorno de Tubias Calil ao parlamento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo