AssembleiaJornalismo

JORNALISMO. Fabiano dá parecer favorável a projeto que exige diploma superior nos concursos públicos gaúchos

Nunes, Fabiano, Boka e Schroeder: deputados e líderes sindicais defendem o projeto

Tramita, na Assembléia Legislativa, projeto assinado pelo peemedebista Sandro Boka, que exige, nos concursos públicos do Estado, o diploma superior em jornalismo, para os que concorrem a um cargo na área. Nesta quarta-feira, o relator, o petista Fabiano Pereira, ofereceu o seu parecer favorável. A respeito, acompanhe material distribuído pela assessoria do parlamentar. A foto é de Gabriel Gabardo. Confira:

Fabiano dá parecer favorável a projeto que obriga serviço público a contratar jornalistas diplomados

O deputado Fabiano Pereira (PT) apresentou parecer favorável ao Projeto de Lei 236/2009, que determina a todos os poderes do Estado que o provimento dos cargos de jornalista – efetivos ou em comissão – na esfera da administração pública estadual, direta e indireta deverá observar a exigência do diploma de formação superior específica.

O posicionamento do deputado foi apresentado em reunião realizada na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (3) com a presença do autor do projeto, deputado Sandro Boka (PMDB), do presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, José Nunes, do vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Celso Schröder, e da coordenadora regional da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS), Fernanda Nascimento.

Em seu parecer, Fabiano Pereira ressaltou o mérito constitucional do Projeto que, a partir da decisão do STF contrária a obrigação do diploma, foram suscitadas dúvidas quanto à aplicabilidade das normas estaduais em vigor nos que se refere aos cargos de jornalista na administração pública. Já o deputado Sandro Boka destacou que a aprovação desse projeto faz justiça aos jornalistas que conquistaram o seu diploma após anos de estudo e preparo.

Para José Nunes, presidente do Sindicato dos Jornalistas, essa iniciativa é importante também como forma de pressão para a reversão da medida do Supremo, e também de valorização dos jornalistas profissionais. Nunes informou que, caso aprovado o PL, o Rio Grande do Sul se tornará o terceiro Estado a exigir o diploma de jornalista em órgãos públicos.

O vice-presidente da FENAJ, Celso Schröder, destacou a importância do papel do Legislativo nesse processo que, com essa lei, de forma simbólica mas também política, sinaliza que aqui no Estado o diploma de jornalista é exigido e respeitado.

O parecer está em disponível em www.fabianopereira.com.br

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo