LUNETA ELETRÔNICA. Tarso cala, orçamento 2015, verdade de Pozzobom, pluviômetros, bazar no Royal…
* A decisão é politicamente discutível, mas legítima. O governador Tarso Genro, se utilizando de um direito, calará sobre o projeto que criou a aposentadoria dos deputados.
* O Executivo decidiu não vetar, nem promulgar, a proposta aprovada há poucos dias. Com isso, a própria Assembleia Legislativa se encarregará disso, como manda a Constituição. Contestações? Só no Judiciário.
* Será um dia comprido na Câmara, indica o Boletim Legislativo 77/2014. A Ordem do Dia desta quinta prevê a primeira discussão do projeto de Orçamento Municipal 2015.
* Como foi antecipado ainda na terça, será convocada sessão extraordinária para a segunda discussão e votação já hoje, inclusive o punhado de emendas feitas pelos vereadores.
* Todas, é a presunção claudemiriana, serão aprovadas. Depois, caberá ao prefeito acatar ou vetar. Em qualquer caso, como o orçamento não é impositivo.
* A propósito, o Boletim Legislativo também traz a apresentação de um projeto de lei do vereador Ovídio Mayer. Ele quer dar o nome de “Doutor José Antônio Barão Schons”, doador do terreno, para o Hospital Regional.
* Não obstante os méritos inegáveis na homenagem, o editor desconfia tratar-se de algo que somente pode ser feito pelo Estado, de vez que a instituição não é municipal. Mas…
* O deputado Jorge Pozzobom comentou, segundo nota de sua assessoria, a entrega do relatório da Comissão Nacional da Verdade à presidente Dilma Rousseff, “que chorou na solenidade”.
* O parlamentar, diz a nota, “afirmou que a presidente deveria “estar chorando de vergonha” pelas denúncias de corrupção bilionária que lesaram os cofres da Petrobras.”
* Pozzobom, segue o texto, “diz não desmerecer o trabalho feito pela CNV nos dois últimos anos e meio, mas quer que a presidente tenha a mesma atitude que teve ao apurar fatos do Regime Militar (1964 – 1985) para investigar o que ocorreu na estatal nos últimos anos. “
* O editor prefere não divulgar o restante, pois entende que o parlamentar foi no mínimo indelicado e desrespeitoso com a história de luta da Presidente contra a ditadura.
* Dilma Rousseff (e pode-se detestá-la, sem problema, mas não desconhecer a história) foi torturada por lutar contra o regime opressor. E o deputado, afirma este editor respeitosamente, não deveria desconhecer isso.
* Afinal, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Em todo caso, aos que querem ler a íntegra da nota de Pozzobom, o sítio, democraticamente, a disponibiliza AQUI.
* Nesta quinta, às 7 da noite, Santa Maria será sede de um Seminário Regional sobre o Programa Estadual de Policiamento Comunitário. O evento discutirá a estruturação e os resultados obtidos pelo programa, que foi implantado no Estado em 2011.
* Estarão presentes o coordenador, coronel Júlio Marobin, e o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, entre outras autoridades locais ligadas à área da segurança e à comunidade.
* Conforme o deputado Valdeci Oliveira, que articulou a realização do seminário junto à Secretaria da Segurança, o objetivo da atividade é apresentar de forma aprofundada o impacto do projeto na melhoria da segurança das comunidades.
* Os resultados do Policiamento Comunitário em alguns municípios, como Caxias do Sul e Rio Grande, foram muito positivos na parceria estabelecida entre o estado e as prefeituras, disse Valdeci.
* Somos favoráveis a extensão do programa para mais municípios, como para Santa Maria, por exemplo. O seminário pode colaborar nesse processo”, salientou o deputado. Ah, o encontro ocorre na Câmara, que apoia o evento.
* Olha a dica que chega através de um parceiro do sítio, o Royal Plazza Shopping. Sábado e domingo haverá, ali, uma interessante iniciativa comunitária.
* Trata-se do “2º Bazar Natalino ‘Mãos de Maria’, que faz parte da pastoral da Liga das Mães de Schoenstatt de Santa Maria. Será no hall de entrada do shopping, entre 2 da tarde e 10 da noite, tanto no sábado quanto no domingo.
* O resultado financeiro deste bazar se destina à compra de enxovais para os recém nascidos da UTI Neo Natal do Hospital Universitário de Santa Maria HUSM.
* Convênio entre a prefeitura e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) prevê instalar aqui oito pluviômetros que permitirão o acompanhamento simultâneo com a difusão de informações via SMS para a Base, em Brasília.
* A instalação dos equipamentos digitais começou pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto, na Rua Bolívia, nº 119, Vila Soares do Canto, em Camobi.
* O objetivo é estabelecer um monitoramento para alerta de desastres naturais por meio de uma macropolítica de prevenção, permitindo à população a defesa antecipada contra, por exemplo, vendavais ou deslizamentos, pelo mapeamento automático das chuvas.
Cada vez mais o Dep Pozzobon me decepciona, primeiro sobre o choro da Presidente sobre o relatório da verdade, e hoje no face um comentario sobre a assalto ao sr. Rui falcao
Tarso, o intelectual, poderia ter mudado a lei e acabado com a aposentadoria. Não fez. Até defendeu.
Compreendo quem vive do passado, que gosta de pensar que pertence aos "bons". Lembra a ditadura a toda hora, talvez para melhorar a auto-estima, para ter uma sensação falsa de importância. Já li a respeito e para mim basta. Procuro me preocupar com o presente. Tanto que se forem ler o comentario, com vagar, com atenção, bem direitinho, não fiz juízo de valor a respeito. O valor atribuído é subjetivo.
@ gef
"Aconselho tu estudares mais para te informar o que foi a Ditadura em nosso País."
Este foi um Jump direto no rim.
Outra, esta sua invocação gratuita com o deputado Valdeci, é caso grave e cronico.
Devias procurar ajuda psiquiátrica.
GEF o Governador Tarso e todos os outros governadores recebem aposentadoria enquanto não mudar essa lei,como tem ex-deputados que recebem aposentadoria, depois a lei foi modificada e agora os deputados estaduais em sua maioria votaram pela volta da lei,só o PT foi contrário.Aconselho tu estudares mais para te informar o que foi a Ditadura em nosso País.
De fato, quem em telhado de cristal não usa bodoque. Tarso, o intelectual, no final do ano começa a receber, depois de 4 anos de mandato, a aposentadoria de ex-governador. Algo como 15 mil por mês.
Pozzobon errou ao criticar Dilma. Se até os crocodilos choram, por que Dilma não poderia fazê-lo?
A presidente, anos atrás, por livre e expontânea vontade resolveu aderir à luta armada. Sabia dos riscos e sofreu as consequências. O valor que se coloca nisto é subjetivo. Se os militantes de esquerda querem colocá-la num altar, problema deles. Para o resto da malta, não é motivo de censura. Ela é a primeira servidora pública do país e será tratada como tal.
Valdeci, o onipresente, deveria escrever um livro sobre promoção de reuniões, encontros e seminários.
O Sr. Pozzobon o mínimo é um completo desinformado ou muito ignorante para não reconhecer a importância dos trabalhos da Comissão da Verdade apurando um período tão CRUEL da nossa história onde a Presidenta foi uma das vítimas.Lembrando o passado recente ele deve chorar lágrimas de sangue pelo escândalo da Pasta Rosa na reeleição de FHC e também o TREMSALÃO Tucano."Quem tem telhado de cristal não usa bodoque.