EstadoSanta MariaSaúdeUFSM

ASSINADO. Gestão do Hospital Regional pela Ebserh selada no Piratini, com Termo de Cooperação Técnica

Na solenidade, a presença da Ebserh, por seu presidente, e a UFSM, por seu reitor
Na solenidade, a presença da Ebserh, por seu presidente, e a UFSM, por seu reitor

Foi em solenidade no Palácio Piratini, nesta quinta-feira, que o Governo do Estado, a UFSM e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares firmaram o termo pelo qual administração do Hospital Regional será da empresa pública federal gestora dos hospitais universitários.

Ao ato também compareceram prefeitos da região, além do líder do governo na Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, cuja assessoria de imprensa produziu e distribuiu material com detalhes da solenidade e do conteúdo do Termo assinado. A reportagem (texto e foto) é de Tiago Dias. Acompanhe:

Hospital Regional tem administração definida

Com o aval do governador Tarso Genro e do reitor da UFSM, Paulo Burmann, foi selada, nesta quinta (11), a forma de gestão do Hospital Regional de Santa Maria. Em cerimônia realizada no Palácio Piratini, Tarso Genro, Paulo Burmann, a titular da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Sandra Fagundes, e o presidente da EBERSH, José Rubens Rebelatto, assinaram um Termo de Cooperação Técnica que define a administração do hospital. 

Pelo documento, a gestão do Hospital Regional ficará a cargo do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Os governos federal e estadual também participam da gestão através de aportes financeiros. A partir de agora, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), responsável pelo HUSM, agrega a gestão administrativa do Regional. 

O líder do governo na Assembleia, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) representou o Parlamento Gaúcho no ato. O governador Tarso Genro saudou o trabalho e o engajamento de Valdeci que contribuiu para que esta etapa fosse concluída. O deputado se mostrou satisfeito com o resultado do empenho de todas as instituições envolvidas. “Todos vão ganhar com o modelo de gestão proposto, mas destaco dois aspectos muito importantes: a universidade terá mais oportunidades para o aprendizado dos futuros profissionais e a população terá mais qualidade no atendimento da saúde. O HUSM, através da sua equipe qualificada, foi fundamental ao salvar dezenas de vidas na tragédia da Kiss. Nunca podemos esquecer disso”, comentou.

Com essa parceria, a UFSM deve ampliar o número de vagas em cursos de graduação e pós-graduação, que poderão utilizar o espaço como hospital-escola, também voltado à pesquisa. “A partir de um trabalho conjunto do governo estadual e federal com a UFSM, chegamos a este acordo em que o Hospital Regional fará parte de um complexo com o HUSM, ambos 100% SUS, contribuindo para o atendimento e para a formação de profissionais”, disse a secretária da Saúde, Sandra Fagundes.

O Hospital Regional será o destino dos pacientes que precisam de cirurgias de traumato-ortopedia e passar por processos de reabilitação, sempre encaminhados por outros estabelecimentos de saúde.

A primeira fase do atendimento está prevista para iniciar até março do próximo ano. Quando estiver em operação plena, serão mais de 200 leitos, compreendendo serviços de neurologia, UTI adulta e UTI pediátrica. O hospital será referência no Estado para cirurgias de traumato-ortopedia e neurocirurgia em média e alta complexidade, além de oferecer atendimento nas quatro áreas da reabilitação – física, visual, auditiva e intelectual.

Além do deputado Valdeci, a Região Central esteve representada pelos prefeitos de São Francisco de Assis, Horácio Brasil, de Itaara, Rony Carnieletto, de Restinga Seca, Mauro Schünke e pelo vice-prefeito de Formigueiro, Marcelo Motta.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Valdeci, o onipresente. Tarso, o intelectual. Tudo muito bonito. SUS que funciona muito bem. A primeira fase começa em março, mas a operação plena não tem data. O convenio mais importante, o da rede Sarah, não é mencionado. A rede Sarah é mantida pelo governo, mas não é gerida pelo governo.
    E um documento que poderia ser assinado burocraticamente. Uns trabalham, outros tem que dar a impressão. Simbolizam que trabalham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo