PartidosPolíticaSanta Maria

E AQUI? Por mais que Schirmer se esforce, PMDB da boca do monte terá mesmo que dividir as benesses

Para influenciar em várias pastas importantes, Schirmer terá que negociar com os aliados
Para influenciar em várias pastas importantes, Schirmer terá que negociar com os aliados

Uma preliminar: é evidente a influência de Cezar Schirmer na montagem do novo governo. Sua participação no andar de cima do time da transição impõe essa obviedade. Também é indiscutível que, em Santa Maria, ele terá a palavra mais forte na escolha dos principais Cargos de Confiança regionais aqui sediados. Nem que seja para vetar nomes eventualmente indicados.

Dito isto, é cada vez mais claro que os postos principais de algumas secretarias importantes ficarão mesmo é para os partidos aliados. E, nesse contexto, o PDT (com Educação e Obras e suas duas coordenadorias regionais) ganha corpo. Da mesma forma que o PP, com os Transportes (e DAER) e Agricultura (com ao menos uma Coordenadoria regional). Com estes, no mínimo, Schirmer e o PMDB terão que negociar, e jamais impor – pois isso não é da natureza das alianças para governar.

Um outro fator também ajuda a refrear significativamente a gula de uns e outros. O salário a ser pago aos CCs, que já não serão muitos (por força do gesto simbólico, e nada além disso, de redução imposto por José Ivo Sartori), são inferiores até mesmo aos pagos pela própria prefeitura aos seus cargos de livre nomeação.

Pippi Brisola, único efetivamente sondado. No caso, para o DAER, que será controlado pelo PP
Pippi Brisola, único efetivamente sondado. No caso, para o DAER, que será controlado pelo PP

Assim é que, para ficar num exemplo, não há amor e fidelidade partidária que façam um secretário de município trocar R$ 6 mil por R$ 3 mil, a remuneração maxima de cargos que não sejam de carreira. Então…

Então, segundo o editor apurou, apenas um secretário de município tem chances efetivas de assumir função importante no próximo governo do Estado. Ele pode até negar, mas foi sondado para ocupar diretoria no DAER, autarquia que conhece como poucos, pois lá fez sua carreira no serviço público estadual. No caso, Carlos Brasil Pippi Brisola, atual secretário especial de Coordenação de Desenvolvimento Institucional.

Todos os outros, e foram vários citados nos últimos 45 dias, podem até assumir alguma coisa. Mas com a certeza de que ganharão menos no final do mês (se o salário chegar em dia, diante das dúvidas a respeito, semeadas pelo próprio futuro governo). Há quem se disponha a esse sacrifício? Só os que não têm cargo algum na comuna. Mas que não são exatamente do agrado do comandante. Logo…

EM TEMPO: as fotos que ilustram essa nota são da Agência Brasil (Schirmer) e do Reprodução (Pippi)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo