CongressoPolítica

POLÍTICA. Na pauta do Senado, há sobra de projetos. Um deles, por exemplo, limita peso da mochila escolar

Senadores poderão (se votarem, claro) tratar, no plenário, de temas do dia-a-dia do cidadão
Senadores poderão (se votarem, claro) tratar, no plenário, de temas do dia-a-dia do cidadão

Normalmente, chama a atenção da mídia o projeto que tem repercussão política mais ampla. Faz sentido. Não é preciso condenar previamente. No entanto, há um conjunto de ideias que normalmente sequer chegam ao plenário – barradas em comissões ou gavetas proeminentes – que tratam do dia-a-dia do cidadão.

O editor nem está discutindo o mérito, no entanto, esta semana poderá ser exemplar. Há pelo menos uma proposta que pode ser votada (e depois irá à Câmara dos Deputados) e que trata do cotidiano dos estudantes e seus pais. Quer saber mais disse e dos demais proejtos que podem ser votados? Acompanhe o material produzido pela Agência Senado. A foto é de Jefferson Rudy. A seguir:

Pauta do Plenário inclui novo prazo para Lei das ONGs e limite de peso para mochilas escolares

A Medida Provisória (MP) 658/2014, que adiou a entrada em vigor da Lei das ONGs (Lei 13.019/2014), será o primeiro item da pauta da sessão deliberativa marcada para a próxima terça-feira (24). A MP precisa ser votada para liberar o restante da pauta.

A medida altera a lei considerada marco civil no relacionamento das organizações não governamentais (ONGs) com o Estado. Estabelece normas gerais para licitações e contratação das entidades sem fins lucrativos, com alcance sobre União, estados, Distrito Federal e municípios. A lei ainda reforça o monitoramento e a avaliação das parcerias, que se dará paralelamente à fiscalização pelos órgãos de controle.

Com as mudanças feitas pela MP, a lei entra em vigor em julho. Relatório da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), aprovado em comissão mista, estabelecia prazo ainda mais alongado: novembro como regra geral e janeiro de 2016 para municípios com até 20 mil habitantes. A Câmara, no entanto, rejeitou o texto de Gleisi.

Licença e campanha

A pauta contém ainda uma série de projetos de lei da Câmara, como o PLC 114/2013, que inclui as campanhas educativas entre as ações passíveis de recebimento de recursos da União destinados a estados e municípios que elaborarem planos de gestão de resíduos sólidos (Lei 12.305/2010). A matéria foi aprovada na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) no final do ano passado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo