LUNETA ELETRÔNICA. Moções/Maciel, Assembleia, Pozzobom em dose dupla, exposições na Câmara
* Se dependesse do Boletim Legislativo 13/2015, que traz a Ordem do Dia para a sessão, esta terça teria tudo para ser morna na Câmara de Vereadores.
* Afinal, o que há de mais importante são moções. Várias delas em votação, além de um texto publicado na mídia impressa para ser incluído nos anais do parlamento.
* Ainda assim, a reunião inicial da semana tem tudo para ser animada. Afinal, há o retorno de João Carlos Maciel, depois dos episódios de 10 dias atrás.
* Não se sabe, ainda, se ele falará acerca das circunstâncias que levaram a sua prisão por mais de 24 horas. Aos jornais, disse nada ter a falar, mas o presidente da Câmara, Sérgio Cechin, declarou imaginar que o peemedebista falará espontaneamente. Então…
* De inhapa, também acontece nesta terça, oficialmente, a formalização de Cezar Gehm, do PMDB, como novo líder do governo no Legislativo.
* Enquanto isso, na Assembleia gaúcha, entre as MATÉRIAS em condições de ser votadas, a mais importante é um Projeto de Resolução, da própria Mesa Diretora do Parlamento.
* Se aprovada, a Comissão de Participação Legislativa passa a atender as questões relativas ao Consumidor, hoje incluídas entre as atribuições da Comissão de Direitos Humanos.
* De todo modo, a votação ou não dessa e outras matérias será determinada apenas durante a reunião dos líderes partidários com a direção da Assembleia, no final da manhã desta terça.
* Jorge Pozzobom esteve, com outros parlamentares, entre os convidados a palestra ocorrida nesta segunda, no Quartel General do Comando Militar do Sul, na capital.
* Na ocasião, o comandante do CMS, Gen Ex Antônio Hamilton Martins de Mourão palestrou sobre o funcionamento do Comando e a participação do Exército em operações como as ocorridas no Haiti e na Favela da Maré e do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro.
* Pozzobom destacou a importância do Exército Brasileiro em ações de segurança e também no apoio em situações de adversidades, citando exemplos ocorridos na região.
* “Quando houve a queda da Ponte do Verde, o Exército foi imediatamente e deu a sua atenção. Nestas situações, muito mais do que o braço forte, o Exército demonstrou sua vocação de também estender a mão amiga”, disse.
* O deputado também participou de audiência pública que tratou da cadeia produtiva do leite, na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia.
* Pozzobom citou como exemplo o drama vivido por produtores do Vale do Jaguari, que foram obrigados a se desfazer de milhares de litros de leite e cobrou do Governo Federal ações para dar tranquilidade aos produtores.
* O parlamentar também lembrou de outros setores enfrentaram dificuldades, e lembrou da crise da cadeia produtiva do arroz, cuja CPI presidiu na Assembleia Legislativa.
* “Temos que buscar uma pauta comum entre os governos Estadual e Federal para tratar da crise do leite nos mesmos moldes que fizemos com a cadeia produtiva do arroz, em 2011”, falou Pozzobom.
* A Câmara de Vereadores de Santa Maria está sediando duas exposições de arte desde o início do mês, nos espaços que têm disponíveis para isso.
* A mostra de obras abstratas, do artista independente Leonir da Silva, e que estará disponível à visitação até o dia 14, conta com mandalas, pinturas e artes com espelhos.
* No Espaço Novos Talentos está a mostra “60 Anos Transformando Realizações Junto ao Ensino Superior’’, em em homenagem ao Centro Universitário Franciscano – Unifra.
* A exposição é organizada pela professora Círia Moro e composta por fotografias das antigas Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição – FIC e a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira – FACEM.
* Também estão em exposição banners com a história de irmãs importantes para as entidades. A mostra fica na Câmara até o dia 28.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.