NEGÓCIOS. Guerra dos shoppings em Santa Maria e a dúvida: haverá espaço para tantos estabelecimentos?
Por MARCOS FONSECA
O que aconteceria se Santa Maria, hoje com três shopping centers de médio porte, passasse a contar com quatro grandes centros comerciais? Se o número de lojas dobrasse, pulando de 252 para 568? E se, de quatro salas de cinema, passasse a ter 15? Haveria mercado para tanta oferta comercial numa cidade com pouco menos de 300 mil habitantes?
Essa é uma indagação que muita gente está fazendo. De empresários a consumidores. O motivo é que esse cenário de números agigantados pode virar realidade em até cinco anos, caso os investimentos que estão sendo anunciados para o Coração do Rio Grande realmente saiam do papel.
Em 2014, o Royal Plaza Shopping, o maior da cidade com 117 espaços para lojas, já havia surpreendido o mercado local com o anúncio da sua expansão. O complexo de três andares e o único a ofertar cinemas (são quatro salas) comprou uma área ao lado e planeja erguer uma nova torre com mais 70 lojas. A obra estaria por começar este ano e ficaria pronta em 2017. O investimento pode superar R$ 30 milhões.
Nesta semana, teve início a construção do novo shopping do município: o Praça Nova Santa Maria. A construtora paulista VBI Real Estate e a administradora mineira Muller & Partners prometem erguer o maior shopping center da região central do Estado. O projeto prevê até 217 lojas e seis salas de cinema. O investimento é de R$ 120 milhões e deve ser concluído em 2016.
Não se perca nos números até aqui. Somente com esses dois empreendimentos, Santa Maria já somaria 404 lojas e dez salas de cinema. Mas há mais ainda por vir. Nesta quinta-feira, 23, a direção do Monet Plaza Shopping apresentou oficialmente na Prefeitura um novo projeto de expansão. O centro comercial mais antigo da cidade e hoje com 70 espaços para lojas (boa parte desocupada) ganharia um upgrade. Segundo a Real Empreendimentos, de Pelotas, e a AD Shopping, a intenção é dobrar o número de lojas, totalizando 164 espaços, e voltar a oferecer cinema – serão cinco salas. Somente um cinema teria assentos para 400 pessoas.
O projeto do Monet vai além. O shopping pode ganhar uma torre comercial com 22 andares – algo inédito para Santa Maria -, onde funcionariam escritórios e salas comerciais. Conforme os responsáveis pelo centro comercial, 12 andares seriam destinados a um hotel com salão de eventos. A ampliação seria feita em três etapas, com conclusão em 2020. O valor do investimento não foi divulgado. As obras poderão começar ainda em 2015.
Entidades empresariais acreditam que cidade comportará investimentos
O salto que o segmento de shopping centers se prepara para dar em Santa Maria é algo que já ocorre em outros municípios brasileiros que concentram importantes mercados consumidores. No Rio Grande do Sul, a cidade de Rio Grande, com 200 mil habitantes, ganhou seu primeiro centro comercial em 2014 com mais de 100 lojas e outro, ainda maior, está por ser inaugurado. O município do Sul do Estado conta com o Polo Naval gaúcho, que recebe investimentos milionários.
Para as principais entidades empresariais de Santa Maria, o Coração do Rio Grande também tem potencial para consumo e comportará a ampliação desse segmento de lojas em ambientes fechados. O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, acredita, inclusive, que a cidade estaria “atrasada” em se tratando da oferta de shoppings aos consumidores do Centro do Estado. “Santa Maria tem quase 300 mil habitantes, e somos polo regional, com 500 mil a 600 mil pessoas nas cidades próximas. Acho que a gente começa a se equilibrar com centros do mesmo tamanho”, afirma.
Pacheco está otimista com os investimentos anunciados. Embora alguns projetos só venham a se concretizar daqui a cinco anos, a ampliação dos centros comerciais é algo quase vital para locais como o Monet Plaza. Com grande parte das 70 salas desocupadas, o shopping do Bairro Nossa Senhora de Lourdes busca na ampliação a saída para uma recuperação.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jacques Eskenazi Neto, também crê que Santa Maria terá mercado consumidor para quatro shoppings com mais de 500 lojas e 15 salas de cinema. Ele ressalta a característica única do município em concentrar milhares de servidores públicos das Forças Armadas e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com seus salários, esses funcionários ajudam a movimentar a economia local e são alvo de grande parte dos investimentos do setor lojista.
Eskenazi Neto afirma que a ampliação de dois shoppings e a construção de um terceiro também resultará em mais empregos. Por outro lado, a oferta de mais espaços nos centros comerciais deverá refletir na redução dos custos de aluguel dos espaços para os comerciantes. “É um novo mercado que está se abrindo para a cidade e para o comércio”, diz.
Os investimentos
Royal Plaza Shopping
– Estrutura atual: 117 lojas e 4 salas de cinema
– Após ampliação: 187 lojas
– Previsão de início de obras: 2015
– Investimento: R$ 30 milhões
Monet Plaza Shopping
– Estrutura: 70 lojas
– Após ampliação: 164 lojas e 5 cinemas
– Investimento: não divulgado
– Previsão de início de obras: entre 2015 e 2020
Shopping Praça Nova Santa Maria
– Estrutura: 217 lojas e 6 salas de cinema
– Investimento: R$ 120 milhões
– Situação atual: em obras
– Previsão de inauguração: 2016
NOTA DO SÍTIO – O Editor e o Repórter agradecem a contribuição valiosa dos leitores. Eles estão corretos. E o texto já foi modificado, com as devidas adequações.
E concordo que estamos atrasados em relação à oferta de shoppings e devemos pensar que somos o principal pólo de uma grande região de mais de 1 milhão de habitantes.
O Royal plaza tem 4 salas de cinema.
O Praça Nova terá 6 salas de cinema, sendo 3 salas em 3D
O Monet terá 5 salas 3D.
Prezados
Duas dúvidas surgiram:
1- São 5 ou 4 salas de cinema no Arcoplex/Royal?
2- No novo shopping (Santa Maria), com toda a estrutura prevista terá apenas uma sala de cinema?