EDUCAÇÃO. Prefeitura e docentes começam a negociar. Por enquanto, só trololó
Proposta, nenhuma. Promessa de debater o assunto, à exaustão. Mas o fato é que, enfim, prefeitura e docentes municipais, representados por seu sindicato (o Sinprosm), começaram a conversar sobre as reivindicações da categoria, de um lado, e as intenções e possibilidades do governo, de outro.
Por que concluí que por enquanto foi só conversa, mesmo – o que não é necessariamente ruim? Bem, foi a minha conclusão, a partir da nota divulgada pela assessoria do Sinprosm. A prefeitura, pelo menos de público, não se manifestou. Confira o que diz o sindicato docente:
“Iniciaram as negociações com a prefeitura
As mesmas questões que motivaram a paralisação de ontem estiveram na pauta da reunião com o prefeito Cezar Schirmer, os secretários Antonio Carlos Lemos, Anny Gündel Desconzi, Carlos Pippi Brisola e a coordenação do Sindicato dos Professores Municipais na tarde desta quarta-feira, na sede da prefeitura.
O Executivo se comprometeu em resolver as questões sobre a implantação do piso salarial nacional do magistério, reajuste salarial e falta de funcionários. Schirmer concorda em implantar o piso nacional, mas os professores conhecerão a proposta da prefeitura na próxima reunião. O índice de reposição salarial do magistério também ficou para o segundo encontro, marcado para a próxima terça-feira, 23 de março. Quanto à falta de funcionários nas escolas, Schirmer garantiu que dará um jeito, mas não especificou como. O prefeito não deixou claro se haverá nomeações.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Primeiro: é importante o começo, não ?
Segundo: apresentação de idéias para serem trabalhadas, também julgo fundamental, até porque as relações das partes são as melhores possíveis;
Terceiro: em nenhum lugar do mundo, obrigatoriamente, as decisões saem do encontro inicial.
Portanto, acredito que se está no bom caminho, do entendimento e de resultados.