Eleições 2010Pesquisa

ÀS CUSTAS DE LULA. Análise do insuspeito “Estadão’ aponta possível crescimento de 19% para Dilma

A vida dela vai ficar mais dura. Ou não. Mas há como crescer ás expensas do cara

Agora, é o chamado pós-pesquisa. Quem quiser ler a íntegra, a propósito, com todos os detalhes, inclusive os não registrado nas mais diversas reportagem a respeito, pode fazê-lo clicando AQUI. E os analistas, cá entre nós, têm tanto número disponível que é virtualmente impossível abordar todos.

Assim, você encontra avaliações desconectadas umas das outras. Na totalidade, válidas. Mas não necessariamente o conjunto da obra. Veja-se, por exemplo, esta, feita por José Roberto de Toledo, colunista do conservador (mas honesto, ao contrário de outros jornais) O Estado de São Paulo. Ele parte de números colhidos e cruzados por repórter da publicação, para fazer sua análise. A foto é de José Cruz, da Agência Brasil. Confira:

Dilma tem potencial para ganhar mais 19% às custas de Lula

Cruzamentos da pesquisa Ibope/CNI obtidos pelo repórter Daniel Bramatti, do Estadão, mostram que Dilma Rousseff (PT) ainda tem potencial para crescer, teoricamente, até 19 pontos percentuais às custas da popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva. Isso na hipótese de ela conseguir conquistar todos os eleitores que, mesmo sem saber quem é o candidato do presidente, preferem votar nele.

Hoje, segundo o Ibope, só metade do eleitorado predisposto a votar no candidato apoiado por Lula declara voto em Dilma. A razão desse descompasso é o desconhecimento, por parte de um em cada quatro desses eleitores pró-Lula, de que a ministra é a candidata do presidente.

Do total do eleitorado, 53% afirmaram ao Ibope que preferem votar em um candidato a presidente que tenha o aval de Lula. Nesse segmento, metade declarou voto em Dilma, o que explica 27 dos 30 pontos percentuais de intenção de voto obtidos pela petista.

O potencial de crescimento de Dilma está na outra metade, principalmente nos 39% que preferem um candidato apoiado por Lula mas não sabem quem ele é. Descontando-se a pequena parcela que já…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo