EstadoRegião

CLIMA. Mais de 60 municípios sofrem com as chuvas, no RS. Governo informa: 1,6 mil pessoas em abrigos

120 mm de chuva em Bagé, só neste domingo: prejuízos também para a mobilidade urbana
120 mm de chuva em Bagé, só neste domingo: prejuízos também para a mobilidade urbana

A previsão de praticamente todos os meteorologistas aponta para o prosseguimento das chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Maria incluída. Não há relatos, até o momento, de desabrigados na boca do monte. Mas, conforme o último boletim DIVULGADO  pelo Governo do Estado, são 1.672 pessoas já em abrigos e mais de 25 mil afetadas, num número superior a 60 comunas atingidas.

Na região, o quadro não é exatamente melhor, como você pode conferir no material publicado originalmente na versão online do jornal A Razão. A reportagem é de Raul Pujol, com foto de Gabriel Haesbaert. A de Bagé (foto no alto) é da Prefeitura. A seguir:

SM sem previsão de grandes volumes de chuva, mas municípios da região estão em alerta
SM sem previsão de grandes volumes de chuva, mas municípios da região estão em alerta

Sete municípios em alerta na região Central

O boletim divulgado pela Defesa Civil no sábado alertou para o risco alto de inundações em 14 municípios do Rio Grande do Sul, em função da cheia de rios e do retorno das chuvas. Setes deles são da região Central: São Vicente do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, Capão do Cipó, Mata, Cacequi e Unistalda. Cachoeira do Sul já havia recebido o alerta ao longo da última semana.

“Essa alerta é feito com base no histórico dos municípios e na previsão de chuvas para determinadas áreas de acordo com os pluviômetros automáticos e dos radares meteorológicos  do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)”, explica o coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, major Gerson Freitas Marques. Ainda conforme Marques, Santa Maria não apresenta riscos de grandes volumes de chuva para os próximos dias. 

Cachoeira do Sul –  O nível do Rio Jacuí recuou 12 centímetros no último dia em Cachoeira do Sul, baixando de 21,42 metros para 21,30 metros, na última medição registrada na manhã de domingo. Na noite de sábado para domingo, o pluviômetro do Corpo de Bombeiros registrou chuvas de 50 milímetros na área urbana do município.

Conforme a Defesa Civil de Cachoeira do Sul, está mantido o alerta de risco, já que o solo está muito úmido e a previsão é de continuidade das chuvas ao longo da semana. A partir dos 23 metros as famílias ribeirinhas começam a ser removidas de suas casas e o Ginásio da Cotribá já está disponível para servir de abrigo. O nível normal do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul é de 18 metros…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo