EducaçãoPrefeituraTrabalho

TRABALHO. Professores da Rede Municipal iniciam, pela Zona Oeste, as suas “caminhadas pela Educação”

A ideia dos dirigentes do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm) e dos trabalhadores é mostrar a situação docentes da rede, particularmente a falta da integralização do Piso Nacional e a questão do Plano de Saúde. A primeira caminhada começa nesta quarta-feira, na Vila Caramelo, como relata material distribuído pela assessoria de imprensa da entidade. O texto é de Gregório Mascarenhas. Acompanhe:

Professores municipais realizam Caminhada Pela Educação na Zona Oeste da cidade nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (09) os professores municipais vão novamente às ruas pela valorização do profissional da categoria. Além de mostrar às comunidades o trabalho realizado dentro das escolas, os docentes também protestam pelo reajuste salarial de 6,6% – valor que falta para o patamar mínimo do Piso Nacional do Magistério – e por um plano de saúde compatível com seus salários – hoje, o plano privado que gerencia a assistência à saúde dos municipários chega a cobrar 750 reais por pessoa, valor incompatível com a média salarial dos servidores. A mobilização ocorre na Zona Oeste da cidade – começa às 15h30 em frente à EMEF Irmão Quintino, na Vila Caramelo – e pretende-se realizar uma caminhada pelas principais ruas da região.

Aprovadas na última assembleia do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria – Sinprosm, ocorrida no final de agosto, as Caminhadas Pela Educação são uma agenda de protestos por valorização profissional que ocorrerão nas quartas-feiras de setembro em cada região da cidade – Oeste, Sul, Leste e Norte. A ideia é que as escolas de cada localidade se reúnam em uma instituição polo e realizem um trajeto pelas principais vias mostrando que, apesar da qualificação e dedicação dos profissionais da rede pública municipal, os professores não têm sido devidamente valorizados pelo poder público.

Nas próximas semanas a agenda continua nas regiões Sul, Leste e Norte. No dia 16 a escola polo é a EMEF junto ao CAIC Luizinho de Grandi, na vila Lorensi, Zona Sul da cidade; na Zona Leste a Caminhada ocorre no dia 23 e tem início na EMEF Diácono João Luiz Pozzobom; na Zona Norte, última região do mês, a mobilização acontece na EMEF Perpétuo Socorro no dia 30; todas elas agendadas para começar às 15h30.

Durante a assembleia decidiu-se também por outras formas de manifestação: uma campanha publicitária pela valorização do professor municipal; um concurso de faixas com reivindicações em frente às escolas; uma audiência pública para discutir o plano de saúde. Ao final do processo a coordenação sindical realizará outra assembleia para discutir futuras ações caso as reivindicações não sejam atendidas. O prefeito Cezar Schirmer, durante sua última reunião com a diretoria do Sinprosm, ainda no começo de julho, prometeu que abriria negociações com a categoria novamente no final de agosto ou no começo de setembro. Até agora não houve contato por parte do Executivo.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo