CIDADE. Disputa pra lá de acirrada por uma das 15 vagas de Conselheiro Tutelar em SM: 34 candidatos
#
ATUALIZADA (PARA CORREÇÃO) À 00:34
Se você é participante de alguma rede social (e quem não é?), há boas chances de já terem pedido o teu voto. Ou, no mínimo, teve contato com algum de seus amigos que resolveram concorrer. O fato é que, pela primeira vez, qualquer eleitor no gozo de seus direitos politicos poderá participar diretamente da escolha dos conselheiros tutelares em Santa Maria. Será no dia 4 de outubro, domingo, entre 8 da manhã e 5 da tarde.
Antes um processo bem mais restrito, agora quem quer cumprir a função tem que passar pelo crivo do eleitorado. É verdade que o voto é facultativo (ao contrário daquele que terá que ser dado dentro de um ano); mas isso, em vez de reduzir, amplia a disputa. Afinal, ninguém desconfia quantos apoios serão necessários para garantir uma das 15 vagas em disputa. Só o que se sabe é que há 34 concorrentes, a maioria deles com alguma experiência no trato com crianças e adolescentes e a relação destes com a sociedade.
Estima-se, segundo o editor pode conferir entre quem entende do assunto, que pelo menos 5 mil pessoas possam comparecer às urnas. Que, aliás, estarão em apenas cinco locais, distribuídos pelas regiões da cidade. A saber:
– Colégio Santa Maria, na rua Floriano Peixoto;
– Escola Municipal Lívia Menna Barreto, em Camobi;
– CIEP Paulo Lauda, no bairro Tancredo Neves;
– Escola Estadual Augusto Ruschi, no bairro Santa Marta; e
– CAIC Luizinho de Grandi, no bairro Urlândia.
O eleitor deverá comparecer ao local mais próximo de sua própria seção eleitoral. Dois exemplos. Um: quem vota, digamos, na escola municipal Castro Alves, deverá comparecer no Colégio Santa Maria. Outro: quem, na eleição para outros cargos, vota na escola Margarida Lopes, para conselheiro tutelar deverá se dirigir à escola Lívia Menna Barreto, em Camobi. E assim por diante.
Os candidatos podem ser votados em qualquer lugar, e não apenas nas proximidades de sua área de atuação ou domicílio.
Ah, mas para que serve e o que faz um Conselheiro Tutelar, que para exercer a função recebe um salário (pago pelo município), hoje fixado em R$ 2.062,00 (brutos)?
O editor fez uma pesquisa e encontrou as 12 principais atribuições. Que são essas:
– Atender crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção
– Atender e aconselhar os pais ou responsável e aplicar medidas de proteção
– Promover a execução de suas decisões
– Encaminhar ao Ministério Público notícia e fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente
PARA CONHECER TODAS, CLIQUE AQUI.
A listagem está no Face do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Santa Maria- COMDICA
NOTA DO EDITOR: vou publicá-la também aqui, talvez ainda esta noite.
Podias colocar a listagem dos candidatos?
NOTA DO EDITOR: assim que ela for disponibilizada pelos organizadores (com os quais não tenho contato), com certeza publicarei.