LUNETA ELETRÔNICA. Comissão e Maciel, a Rede, concursos ficam, ministérios, “Verde que te quero…”
* Chama a atenção o fato de a Comissão Processante instalada para julgar o “decoro” do vereador João Carlos Maciel ter, segundo o noticiário, duas causas.
* Uma é a história, já julgada (mas ainda pendente de recurso) na Justiça, acerca do “recebimento indevido” de parte de salários de CCs. Outra é a decorrente da investigação policial sobre distribuição irregular de medicamentos e que redundou, até, na prisão do vereador, por 36 horas.
* Detalhe: a Comissão foi aprovada por conta de um requerimento do presidente do PSOL, Tiago Aires, de 16 de abril. E o caso dos medicamentos foi depois. Logo, fora da denúncia inicial.
* Deve ser por essas e outras que sobra gente garantindo que o processo será simplesmente nulo, se for feito desta maneira. Qualquer medida judicial tomada terá sucesso, segundo a avaliação de todos os advogados consultados pelo editor.
* Até o “Partido Novo”, que reúne setores da direita-direita, conseguiu antes. Mas, enfim, parece que nesta terça-feira poderá nascer o Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva.
* É a data em que o Tribunal Superior Eleitoral julgará o pedido de registro definitivo da legenda que deve levar algumas celebridades a aderir. Entre os futuros marinistas, a primeira deve ser a atual vereadora de Maceió, e ex-senadora, Heloísa Helena, do PSOL.
* Também são contados como novos redistas o deputado federal carioca Miro Teixeira, do Pros, e o senador amapaense Randolfe Rodrigues, do PSOL.
* Antes de vir a Porto Alegre (de onde já retornou), a presidente Dilma Rousseff se reuniu, em Brasília, com os ministros Aloizio Mercadante, da Casa Civil, e Nelson Barbosa, do Planejamento. O principal assunto tratado foi o corte no número de ministérios.
* A ideia, consta, é anunciar essa medida e também a fusão de órgãos federais, afora confirmar a redução de pelo menos mil CCs, ainda nesta semana.
* Entre as medidas de ajuste fiscal anunciadas pelo governo na última semana está a SUSPENSÃO dos concursos públicos para o próximo ano. Segundo o Ministério do Planejamento, o congelamento trará economia de R$ 1,5 bilhão.
* O anúncio desanimou os que estudam para conquistar um cargo público. Porém, 2016 não será completamente morto para os certames. Os concursos que já foram autorizados estão mantidos.
* Segundo o Planejamento, estão preservados os autorizados em 2015 e com editais previstos para 2016. No caso de concursos de períodos anteriores, inclusive os homologados e aguardando autorização para nomear os aprovados, as nomeações estão mantidas.
* Claro que de acordo com o número de vagas previsto e dentro do prazo de validade. Pela Constituição, a validade de um concurso é de até dois anos, prorrogáveis por igual período.
* A partir desta segunda-feira, o jornal A Razão inicia a distribuição de mudas de plantas para seus assinantes e leitores. Para participar, basta recortar três cupons da promoção Verde Que Te Quero Verde publicados diariamente no jornal e trocar por uma plantinha.
* As trocas poderão ser feitas enquanto durar o estoque. O “Verde…” é um projeto de Educação ambiental desenvolvido há 28 anos. A parceria, em 2015, é com a Fepagro e com a Unifra.
Estes "esquerda-esquerda" e "direita-direita" são controversos. Como existe o "Movimento Estudantil Popular Revolucionário", também existem os "Carecas do ABC". Sem falar em punks, anarquistas e falam até em "superioridade ariana".
Ajuste fiscal é para inglês ver. Mudar nomes de órgãos e tirar estatus de ministério não corta despesa. Diminuir mil CC's é piada. Quanto aos concurseiros, além da indústria gerada, é gente que se atira num cargo público como se fosse um bote salva vidas. Sinal de fé no futuro econômico do país. Pressão reduzida no trabalho e aumentos regulares nos proventos.