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EDUCAÇÃO. 21 cursos da UFSM se submeterão ao Enade, prova obrigatória para formando ter o diploma

Quem estiver se formando num dos 21 cursos terá que participar. Ou não receberá o diploma
Quem estiver se formando num dos 21 cursos terá que participar. Ou não receberá o diploma

Há alguns anos, e nem faz tantos, a UFSM protagonizou um vexame nacional, com o rebaixamento dos curso de Jornalismo, cujos alunos formandos boicotaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Isso impediu o recebimento de novas verbas, com evidente prejuízo não só para os que se formaram, mas especialmente para os que ficaram.

Imagina-se que esse protesto juvenil não se repita agora, em quaisquer dos 21 cursos da instituição, que receberão provas do Enade em novembro. Para saber mais, inclusive quais são os cursos cujos formandos terão que fazer o Exame, sem o qual não poderão receber o diploma, confira material da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. O texto é de Tainara Liesenfeld, com foto de Rafael Happke. A seguir:

Enade 2015 terá a participação de 21 cursos da UFSM

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é um dos pilares de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A prova, aplicada aos formandos, é de caráter obrigatório para obtenção do diploma. Por meio de sua aplicação, é possível que o nível dos cursos de graduação do país seja avaliado, junto ao desenvolvimento de habilidades e competências do aluno que está prestes a ingressar o mercado de trabalho.

A cada ano, o Ministério da Educação define quais serão as áreas de ensino a serem avaliadas. Propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes, as áreas atendem a uma periodicidade máxima (trienal) de aplicação do Enade. 

Neste ano, 26 cursos que conferem diploma em bacharelado e tecnólogo serão avaliados. Na UFSM, 21 cursos realizarão o exame no dia 22 de novembro.

Em 2015, o Enade está completando 11 anos, e desde seu início, passou por algumas modificações. Em 2013, foi estabelecido o tempo mínimo de permanência no local de prova para uma hora. 

Em 2014, começou a se exigir o preenchimento do Questionário do Estudante, que colabora para a construção do perfil socioeconômico dos participantes. 

Ainda no último ano, realizou-se a publicação do Manual do Estudante, que contém informações fundamentais para que os participantes possam acompanhar todas as etapas da avaliação e compreender a importância do Enade para o cenário da educação superior brasileira.

A prova tem duração de quatro horas e é dividida em três partes, abordando a formação geral (corresponde a 25% da nota), conhecimentos específicos (corresponde a 75% da nota) e percepção sobre a prova. A nota do curso (1 a 5) é a média ponderada da nota padronizada dos alunos na formação geral e no componente específico, sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível na área.

Motivação fez com que curso atingisse conceito 5

O vice-presidente do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Wanderlei Ghilardi, esteve na coordenação do curso de Ciências Contábeis quando este, pela primeira vez, atingiu o conceito 5. Ghilardi explica que isso se deve ao trabalho de motivação realizado com os alunos.

Por meio de reuniões, o professor procurou apresentar a importância do Enade e o compromisso do aluno de retorno para com a Instituição. “As provas do Enade não exigem mais do que o projeto pedagógico de cada curso. No entanto, apesar de ser um dever, o aluno precisa se sentir motivado a dar o seu máximo a fim de que se obtenha uma análise crítica do conhecimento”, reforça Ghilardi.

Mais informações no site ufsm.br/enade.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

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